ANTÓNIO VENTURA PEDE REFORÇO DO POSEI DEVIDO À PANDEMIA E AUMENTO DE CUSTOS DE PRODUÇÃO

O secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura, defendeu na passada semana, na Martinica, um reforço do POSEI para enfrentar os efeitos que ainda se sentem da pandemia de covid-19 e o aumento de custos de produção resultante do atual conflito no leste europeu.

“Precisamos de um POSEI mais abrangente, e com uma maior dotação orçamental, para fazer face à pandemia e aos crescentes custos de produção na agropecuária açoriana”, sublinhou o governante, citado em nota do Governo divulgada quarta-feira na internet, quando falava na Conferência Ministerial, organizada pela Presidência francesa da União Europeia, e dedicada às Regiões Ultraperiféricas (RUP).

Para o governante, o aumento do POSEI “tem como objetivo o incentivo às agroproduções locais, numa progressiva autonomia alimentar humana e animal” dos Açores.

Na Conferência Ministerial, que decorreu na semana passada na Martinica, o Governo dos Açores prosseguiu o diálogo e parceria com as demais RUP e a Comissão Europeia.

Recorde-se que Bruxelas avançou recentemente com uma nova estratégia para as RUP – alguns dos pilares do documento são uma nova governança baseada em uma parceria sólida, o uso dos ativos destas regiões, a promoção do crescimento e da criação de emprego e a intensificação da cooperação com os países vizinhos nas suas bacias geográficas.

© GRA | Foto: SRADR/GRA | PE