FAIAL: APREENSÃO DE CERCA DE 13 QUILOS DE LAPAS

O Comando Territorial dos Açores da Guarda Nacional Republicana (GNR), através da Secção Naval, apreendeu na passada quarta-feira, no lugar do Varadouro, na ilha do Faial, “cerca de 13 quilos de lapas”, por terem sido capturadas em período de defeso.

De acordo com a GNR, no âmbito de uma ação de vigilância e fiscalização da costa, os militares da Guarda detetaram um homem na apanha de lapas. Por a espécie se encontrar em período de defeso até 31 de maio, o homem foi abordado, verificando-se que “tinha na sua posse 13 quilos de lapas” (Patella Candei), com “destino ao comércio”.

Em consequência, os militares procederam à identificação do homem de 27 anos, e elaboraram o respetivo auto de contraordenação, tendo devolvido ao mar as lapas, por se encontrarem em boas condições de sobrevivência.

A GNR lembra que a apanha de lapas em período de defeso dá origem a processo de contraordenação “punível com coima até 3 500 euros”. A GNR salienta ainda, “que as épocas de defeso visam a preservação das espécies e a fruição sustentável dos recursos naturais”.

© CT-GNR-A | Foto: CT-GNR-A | PE