
Os militantes dos Açores do Partido Socialista e do Chega são este fim de semana chamados às urnas. Os primeiros, para a eleição direta do presidente do partido na região, e os segundos, para eleição da Mesa e Direção Regional.
No PS/Açores, o atual presidente, Vasco Cordeiro, é único candidato à liderança do partido nas eleições internas diretas, que se realizam por dois dias: ontem e hoje. Neste mesmo sufrágio, os socialistas açorianos escolhem também os delegados ao próximo congresso regional.
No Chega, também concorre uma única lista aos órgãos regionais. A lista para a Direção Regional é encabeçada pelo deputado José Pacheco, enquanto José Bernardo lidera a lista para a Mesa Regional.
As eleições para os órgãos regionais Chega decorrem este sábado nas ilhas de São Miguel e Terceira, sendo que em São Miguel realizam-se no Centro Multiusos da Junta de Freguesia de São Pedro, em Ponta Delgada, e na ilha Terceira, nos Bombeiros Voluntários de Angra do Heroísmo, entre as 10:00 e as 17:00.
O XVIII Congresso Regional do PS/Açores decorre entre os dias 27 e 29 de maio de 2022, na cidade da Horta, ilha do Faial.
Decorrente das eleições regionais de 25 de outubro de 2020, o PS tem atualmente 25 deputados no parlamento regional, enquanto o Chega tendo eleito dois, apenas conta atualmente com um único deputado, depois de em julho de 2021, Carlos Furtado ter passado à condição de independente, após a retirada de confiança política por parte da Direção Nacional do partido.
© PE