SELO DE VERIFICAÇÃO DE PERFIS DEIXOU DE SER ATESTADO PARA CREDIBILIDADE DE VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO

Com a implantação da máfia digital, a verificação tem servido apenas para comprovar que o perfil realmente é de quem se diz ser, afirma especialista.

______________________________________________________________________________

Há algum tempo, obter o tão desejado ‘selo azul’ ao lado do nome do perfil era sinónimo de credibilidade. Os veículos de comunicação que conquistassem a verificação do perfil nas redes sociais eram considerados fontes confiáveis pelos leitores. No entanto, essa realidade tem vindo a mudar. De acordo com a especialista em marketing digital Jennifer de Paula, que vive em Castelo de Paiva, com a implantação da máfia digital, essa verificação tem servido apenas para atestar que o perfil realmente é de quem se diz ser.

“O fato das pessoas começarem a pagar pela ‘conquista do selo’, provocou a mudança. Hoje em dia o selo serve mais para provar que o perfil é realmente de quem se diz ser e para que outras pessoas, outros perfis não propaguem notícias que não foram desenvolvidas por eles, do que para qualquer outra finalidade, especialmente para a qual foi criado inicialmente”, explicou a especialista.

Jennifer afirma que ao longo dos anos tem percebido a organização interna de distribuição de selo de verificação, que fica cada vez mais difícil e injusta. Exemplo disso são grandes e antigos sites de notícias que não têm o selo de verificação, ou possuem apenas no Facebook e não no Instagram.

 “Por outro lado, há sites de notícias recentes, que divulgam mexericos, já foram acusados de plágio, fake news e fazem máfia digital, esses são verificados e recebem o selo azul, simplesmente pelo tipo de conteúdo que movimentam. Diante disso, eu levanto uma questão: até que ponto o site de notícia verificado realmente tem credibilidade?”, alertou.

Para Jennifer, há algum tempo o selo de verificação já deixou de ser sinónimo de audiência, credibilidade e atestado de celebridade. “Ele foi criado com uma intenção e a própria burla da máfia digital fez com que se tornasse outra coisa, justamente por isso que essa organização de distribuição está a tentar reformular a forma de distribuição, tornando mais voltado para questões de marketing e venda”, explicou.

Para os sites que querem passar essa sensação de credibilidade e não possuem a verificação do perfil, Jennifer sugere a utilização do Google News Showcase, que é uma atualização do Google News e serve para os veículos de comunicação colocarem notícias. Ele contribui com a propagação do jornalismo de qualidade, compartilha informações com menos risco de fake news, aumenta a audiência e conecta ainda mais pessoas.

Sobre Jennifer de Paula

Jennifer de Paula é Pós Graduada com MBA em Marketing e Negócios Interativos, diretora de marketing e gestão da MF Press Global, uma agência de comunicação internacional. Responsável por gestão de mídias sociais, carreira, posicionamento de marca, comunicação integrada e construção de autoridade no mercado de profissionais que somam milhões de seguidores nas redes sociais. A especialista é referência no que diz respeito às principais atualizações do mundo digital.

© MF – Global Press | Foto: MF — Global Press | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s