TOMADA DE POSSE DAS DUAS NOVAS SECRETÁRIAS REGIONAIS

As novas secretárias Regionais Berta Cabral e Maria João Carreiro tomaram posse esta terça-feira, no arranque do plenário do mês de Abril, da Assembleia Legislativa dos Açores, na cidade da Horta, como governantes com as pastas do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, e Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, respetivamente, iniciando as suas funções no XIII Governo Regional dos Açores.

À margem da cerimónia de tomada de posse, no Parlamento açoriano, citada em nota do Governo, Berta Cabral destacou que, na área do Turismo, é essencial “voltar a fazer crescer o setor” como em 2019, ano pré-pandemia.

“Este trabalho é fundamental, porque é talvez o setor com maior potencial de crescimento e desenvolvimento da região e que permite alavancar todos os outros”, destacou a antiga presidente do PSD/Açores.

Os transportes são também essenciais, garantiu Berta Cabral, indicando que este setor está “relacionado com o turismo e com a mobilidade dos Açorianos”.

Relativamente à pasta das Infraestruturas, a nova secretária Regional sublinhou que é uma “área principal, pois determinam toda a qualidade de vida”.

Berta Cabral explicou ainda que, do ponto de vista estratégico, “é cedo para referir algumas medidas” a tomar, mas assegurou a “continuidade das políticas em curso”, adiantando que poderá haver algumas adaptações, “em função da conjuntura mundial que se vive”.

Declarações de Berta Cabral

Para a nova secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, o desempenho do cargo será feito em “prol do bem-estar do povo Açoriano, desde logo na qualificação profissional, no combate ao desemprego e nas medidas já articuladas para o crescimento económico da sociedade”.

Maria João Carreiro avançou também que irá manter as políticas da sua tutela “já postas em prática” e de comprovado sucesso.

De acordo antiga deputada do PSD/Açores, “estão no bom caminho” as medidas no âmbito da qualificação profissional e algumas medidas que visam “integrar os desempregados no mercado de trabalho” regional.

Quanto a possíveis novas decisões na área da qualificação profissional e do emprego, a nova secretária regional revelou que existem sempre pontos a serem “aperfeiçoados” para se “atingir mais e melhor” em prol dos Açores e dos açorianos.

Declarações de Maria João Carreiro

Nesta cerimónia tomaram ainda posse os dois governantes que, ou transitam para outra secretaria regional ou veem aumentada a área setorial da tutela que já tinham. No primeiro caso, está Duarte Freitas que substitui Joaquim Bastos e Silva nas Finanças e, no segundo, Sofia Ribeiro, que para além da Educação assume agora responsabilidades nos Assuntos Culturais, área anteriormente a cargo de Susete Amaro, que sai do Governo e viu a sua secretaria regional extinta.

© GRA | Foto: MM/GRA | Áudio: GRA | Vídeo: ALRAA | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s