LIMPEZA SUBAQUÁTICA DO NÚCLEO DE PESCAS DE PONTA DELGADA

A Secretaria Regional do Mar e das Pescas, através dos Serviços de Ilha de São Miguel, avançou com uma intervenção de limpeza subaquática no Núcleo de Pescas de Ponta Delgada, com o apoio de mergulhadores profissionais.

Esta foi a primeira vez, desde a construção do referido núcleo, em 2001, que se procedeu a uma intervenção do género, “procurando alertar não só a comunidade piscatória, mas também os utilizadores da zona em questão para as questões ambientais e a para a poluição existente nos núcleos de pesca”, revela uma nota da Secretaria Regional do Mar e das Pescas divulgada na internet.

O Núcleo de Pescas de Ponta Delgada é um dos mais movimentados dos Açores e, tal como os restantes, requer uma frequente manutenção e limpeza de modo a garantir as melhores condições aos profissionais do mar e prevenindo danos que afetem as embarcações de pesca e a atividade piscatória.

Segundo a tutela, esta “ação incidiu na retirada de lixo circundante aos pontões de amarração de embarcações, nomeadamente no que se refere a defensas, cabos e escadas, equipamentos que requerem uma manutenção regular”.

Nesta primeira fase, a equipa de mergulhadores profissionais encarregue pela intervenção retirou do mar aproximadamente cerca de 30 toneladas de pneus e dez toneladas de defensas.

A implementação de ações de prevenção que garantam a segurança dos profissionais da pesca e das suas embarcações, de modo a diminuir o índice de sinistralidade desta atividade, que só por si é de risco, assume grande importância para a Secretaria Regional do Mar e das Pescas.

© GRA | Foto: SRMP | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s