2022: LAGOA RECECEBE CELEBRAÇÕES DO DIA DOS AÇORES, ANUNCIA PRESIDENTE DO GOVERNO

As celebrações do Dia dos Açores vão decorrer este ano no concelho da Lagoa, anunciou segunda-feira, o presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, que participava na sessão comemorativa dos 500 anos de elevação de Lagoa a vila e sede de concelho e dos 10 anos de elevação a cidade.

Citado em nota do executivo, José Manuel Bolieiro asseverou que, cumprindo o que estava definido ainda antes da pandemia de covid-19, a Lagoa será o próximo município a acolher as celebrações do Dia dos Açores, que este ano realiza-se no dia 06 de junho, na primeira segunda-feira depois do domingo de Pentecostes. “Cá estaremos para celebrar”, anunciou.

Durante a sessão solene comemorativa, o presidente do executivo deu os parabéns ao concelho e aos lagoenses, mostrando-se “honrado e estimulado com a mobilização” e a projeção de futuro “que a Lagoa dá aos Açores”.

 “A história honra o desafio e a motivação dos lagoenses”, prosseguiu o governante, antes de enaltecer a “ambição que projeta o futuro” do concelho, asseverando o compromisso do XIII Governo dos Açores para com, em ligação com o poder local, o desenvolvimento da Lagoa.

José Manuel Bolieiro abordou ainda a atual situação de conflito no Leste europeu, defendendo que o tempo atual “não é o tempo das armas”, mas sim o de “paixão pela história” e de pensamento do futuro “em harmonia, em paz e com progresso”.

A cerimónia seguiu, entre outros momentos, com a homenagem a 41 instituições/associações lagoenses, às quais foi entregue o diploma e medalha de Mérito Municipal.

A Lagoa foi elevada a vila e sede de concelho, em 11 de abril de 1522, por Carta Régia de D. João III, por ser, na altura, uma das melhores regiões agrícolas da ilha, onde predominavam as culturas do trigo, do pastel e do vinho e onde se verificava grande atividade económica no seu porto.

Desde então tem vindo a trilhar um caminho de progresso, aumentando significativamente a sua população e parque habitacional, industrializando-se e, mais recentemente, apostando no turismo e nas tecnologias de informação e comunicação.

Fruto dessa trajetória ascendente foi elevada a cidade a 11 de abril de 2012.

© GRA | Foto: MM/GRA | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s