ILHA TERCEIRA: APREENSÃO DE 14 QUILOS DE LAPAS BRAVAS

A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu sábado, na ilha Terceira, cerca de 14 quilos de lapas bravas, por terem sido capturadas de forma irregular e em período de defeso, foi esta terça-feira revelado.

De acordo com o comunicado enviado às redações, no decorrer de uma ação de vigilância da costa, os militares da Guarda do Posto Territorial da Praia da Vitória, detetaram, “em flagrante delito”, um homem de 26 anos a apanhar lapas bravas (Patella áspera), “em época de defeso e com recurso a meios proibidos, nomeadamente equipamento de mergulho com garrafa”.

No seguimento das diligências policiais, acrescenta a GNR, as lapas foram apreendidas, sendo posteriormente “restituídas ao seu habitat natural”. Além disso, os militares da Guarda apreenderam ainda “todo o material de mergulho que estava a ser utilizado na apanha das lapas”.

No seguimento da ação, a GNR procedeu à identificação do homem e elaboração do respetivo auto de contraordenação cuja coima pode ascender ao “valor máximo de 3 500 euros”.

No comunicado a GNR alerta o público em geral, que “captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem fundamental para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo”.

© GNR | Foto: GNR | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s