476.º ANIVERSÁRIO DA ELEVAÇÃO DE PONTA DELGADA A CIDADE

A Câmara Municipal de Ponta Delgada assinala hoje, 02 de abril, o 476º aniversário da elevação de Ponta Delgada a cidade.

A cerimónia tem sessão de abertura marcada para as 10:30 nos Paços do Concelho, seguida de uma palestra alusiva à efeméride pelo Professor Rubens de Almeida Pavão e o discurso oficial por parte do presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral.

O evento será abrilhantado pelo Duo de flautas – Yuriy Pankiv e Jaime Pacheco e a Tuna Masculina da Universidade dos Açores – Tunídeos, que encerrará com a música “Cidade de Ponta Delgada”.

Evoca-se assim a elevação de Ponta Delgada a cidade, no reinado de D. João III, conforme carta régia datada de 02 de abril de 1546.

Ponta Delgada ao longo dos seus 476 anos de cidade adquiriu uma prosperidade económica e cultural que rapidamente a fez ganhar estatuto político, tornando-se espaço predilecto de residência e trabalho por parte de grandes vultos da História da urbe, dos Açores, de Portugal e do mundo,

Dada a sua riqueza e demografia, foi tida no século XIX como a terceira maior cidade do país, partilhando hoje, o top quatro da Candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027, recordando-nos pela sua nobre história, um pioneirismo que perdura e a fundamenta, como a primeira do arquipélago, seja pela riqueza como pela habitabilidade, cultura e cosmopolitismo.

© CMPD | Imagem: CMPD | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s