PRESIDENTE DA PROTEÇÃO CIVIL AVISA QUE CRISE SISMOVULCÂNICA EM SÃO JORGE PODE ORIGINAR UMA ERUPÇÃO OU UM SISMO MAIS FORTE

O presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) afirmou hoje que o sismo registado ontem à noite, com magnitude de 3.8 na escala de Richter e “sentido em várias ilhas”, vem reforçar “o que tem sido transmitido à população, que esta crise sismovulcânica pode originar uma erupção ou um sismo mais forte”.

“Pela informação que tivemos do CIVISA, o epicentro foi no mar, a cerca de 2 quilómetros a sul de Velas” e foi o sismo mais forte, desde que se iniciou a 19 de março a crise sismovulcânica em São Jorge.

“Felizmente não houve registo de danos humanos nem materiais”, referiu Eduardo Faria que falava aos jornalistas, após o briefing diário que reúne várias entidades.

Na ocasião, o responsável pela Proteção Civil reforçou a ideia de que “as pessoas têm de se manter em alerta, têm que seguir as recomendações das entidades oficiais e manter as medidas de autoproteção bem presentes para as colocar em prática em caso de necessidade”.

Segundo os últimos dados do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), ao longo do dia de ontem, 29 de março, foram contabilizados cerca de 1.417 eventos. Entre as 00:00 e as 10:00 de hoje foram contabilizados aproximadamente 893 eventos, estando a atividade sísmica estacionária relativamente aos últimos dias, embora com um ligeiro aumento do número. Todos os sismos registados até ao momento são de baixa magnitude.

Desde o dia 19 de março, até ao momento foram identificados cerca de 215 sismos sentidos pela população.

Em 23 de março, o CIVISA elevou o nível de alerta vulcânico na ilha de São Jorge para V4 (de um total de cinco), o que significa “possibilidade real de erupção”. A atividade sismovulcânica “continua acima do normal”, mantendo-se o nível de alerta V4.

© GRA | Foto: SRPCBA/GRA | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s