PEDRO DE FARIA E CASTRO ENALTECE TRABALHO DO INSTITUTO DE APOIO À CRIANÇA NOS AÇORES

O subsecretário Regional da Presidência, Pedro Faria e Castro, presidiu esta sexta-feira, em Ponta Delgada, em representação do Presidente do Governo, ao 1.º Encontro de Direito (En)Direito, com o tema “Passado, Presente e Futuro do Verbo Brincar”, promovido pelo Instituto de Apoio à Criança – Açores (IAC), em parceira com o Município de Ponta Delgada.

Citado em nota do Governo, publicada na página internet, na sua intervenção, o governante começou por prestar “um reconhecimento público pelo notável trabalho que o Instituto de Apoio à Criança – Açores tem vindo a desenvolver na defesa dos direitos das crianças e dos jovens”, em diversas áreas interventivas, desde a educação à saúde, da justiça à segurança social.

“Hoje assistimos à necessidade crescente de garantir uma infância e um crescimento feliz às crianças que nos rodeiam”, disse o Subsecretário Regional da Presidência, fazendo uma referência à situação na Ucrânia e ao “projeto comunitário de uma construção europeia assente nos valores de solidariedade e paz”.

“Brincar é a mais pura expressão das crianças para uma linguagem universal” assente no respeito, na igualdade e na partilha de sentimentos e emoções em torno da felicidade.

“É, pois, “uma atividade essencial para as crianças”, reforçou.

As consequências sociais e ressonâncias da ausência de crianças sem infância são incontestáveis e “qualquer política preventiva pode ter resultados valiosos no futuro das crianças, suas famílias e sociedade em geral”.

Compete, por isso, ao Governo Regional apoiar a “promoção de um desenvolvimento saudável das crianças”, responsabilizando todos, “desde o Estado, às instituições de solidariedade social, escola, saúde e demais entidades com competência em infância”, frisou ainda Pedro de Faria e Castro.

Salvaguardar “o bem-estar das crianças através de projetos de intervenção comunitária como os que hoje aqui se apresentam” é absolutamente essencial, concluiu.

Esta campanha, desenvolvida pelo Instituto de Apoio à Criança, em parceria com o município de Ponta Delgada, tem como principal objetivo lançar a reflexão sobre este assunto, identificando a importância da brincadeira e do jogo para o desenvolvimento da criança e para o seu bem-estar psicológico e emocional, aliado ao tempo e o espaço para brincar, desde o contexto familiar, ao escolar e à comunidade onde as crianças se inserem.

© GRA | Foto: SSRP/GRA | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s