JOSÉ MANUEL BOLIEIRO ENALTECE EMPENHO DOS GRACIOSENSES NA PRIMEIRA VISITA ESTATUTÁRIA DO GOVERNO REGIONAL

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, enalteceu na noite de terça-feira o acolhimento que o Executivo teve na Graciosa, na primeira visita estatutária da legislatura, destacando o empenho dos graciosenses no desenvolvimento da sua terra, e da Região, e garantindo diversas respostas a questões levantadas.

“O acolhimento foi não só amistoso como empenhado no sucesso da governação e no sucesso do desenvolvimento da ilha Graciosa e dos Açores”, declarou José Manuel Bolieiro, falando no final da reunião tida com o Conselho de Ilha, momento que marcou o final do segundo e último dia de visita estatutária à Graciosa.

Após dois dias de trabalho, que tiveram várias reuniões e visitas, o Presidente do Governo sublinhou ter ficado com a “noção muito clara das prioridades” para todos os moradores na ilha, destacando duas matérias: primeiro, abordou os transportes, “sobretudo” no que diz respeito ao escoamento de “bens transacionáveis e com valor acrescentado”.

“É esse o modelo de desenvolvimento que queremos para os Açores. Não é apenas o consumo, é a capacidade de produção, criação de riqueza e expedição de produtos para a formação de um mercado regional, mas também para exportação”, disse, a propósito deste ponto.

Já no que refere a outra das prioridades, a saúde e o acesso a cuidados de saúde, o governante lembrou o triplicar em 2021 – face a período homólogo – da oferta de consultas especializadas aos doentes da ilha, sendo que, face a 2019, ano pré-covid-19, este valor representa o dobro de consultas.

O segundo dia da estatutária à Graciosa arrancou com uma visita ao Porto da Graciosa, que terá uma nova gare de passageiros, com um concurso público que deverá ser lançado em 2022.

Posteriormente, o Executivo reuniu-se em Conselho do Governo e visitou, ainda de manhã, a Santa Casa da Misericórdia da Vila da Praia da Graciosa.

Para a parte da tarde, e antes da reunião do Conselho de Ilha, houve, entre outros momentos, uma visita à aerogare da Graciosa, com uma reunião com responsáveis da SATA – Gestão de Aeródromos, uma reunião com os deputados regionais eleitos pela ilha, uma visita a uma obra do centro da freguesia da Luz e uma passagem pelas Termas do Carapacho.

O XIII Governo Regional dos Açores, concretizou José Manuel Bolieiro, já tem obra feita na Graciosa e houve, nos dois dias de trabalhos, uma “prestação de contas” ao povo local, sendo também natural haver “expetativas” para os próximos tempos, seja a concretizar em Plano e Orçamento da Região, com recursos próprios, seja por via do acesso a fundos comunitários.

© GRA | Foto: MM | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s