GOVERNO INICIA VISITAS ESTATUTÁRIAS HOJE NA ILHA GRACIOSA

O Governo Regional dos Açores, de coligação PSD/CDS/PPM, desloca-se hoje e amanhã à ilha Graciosa, naquela que constitui a sua primeira visita estatutária, 335 dias após a sua tomada de posse na Assembleia Legislativa Regional, estando agendada uma reunião com o presidente e os vereadores da Câmara Municipal de Santa Cruz.

O Estatuto Político-Administrativo dos Açores estabelece que o executivo açoriano deve visitar oficialmente, pelo menos uma vez por ano, as ilhas dos Açores, mas o atual Governo, liderado por José Manuel Boleiro, esteve impedido de cumprir este preceito devido à pandemia de covid-19.

Além da reunião com o presidente e vereadores da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, o presidente do Governo Regional e os membros do seu gabinete vão reunir-se com os deputados regionais eleitos pelo círculo da ilha, estando agendado outro encontro com o Conselho de Administração do Centro de Saúde da Graciosa.

O programa contempla ainda uma visita e uma reunião com a Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz, com os presidentes de junta da Graciosa, bem como a realização do Fórum Autonómico, no Centro Cultural.

O executivo pretende no segundo e último dia da visita deslocar-se ao Porto da Barra e ao Porto da Graciosa, seguindo-se a reunião do Conselho do Governo e uma visita e reunião com a Santa Casa da Misericórdia da Vila da Praia da Graciosa.

Estão também contempladas uma visita à aerogare da Graciosa, um encontro com os delegados de ilha dos serviços do Governo dos Açores, a par da avaliação dos problemas hídricos e soluções para a retenção e armazenamento de água potável.

A visita à ilha Graciosa termina com uma deslocação à obra no centro da freguesia da Luz, seguida de uma reunião com o Conselho de Ilha da Graciosa, órgão onde têm assento as forças vivas da ilha, a par dos deputados regionais.

Segundo o Estatuto dos Açores, o Governo Regional tem de visitar cada uma das ilhas do arquipélago pelo menos uma vez por ano, com a obrigação de reunir o Conselho do Governo na ilha visitada.

© Lusa | Foto: DR | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s