GOVERNO REGIONAL ASSINA CARTILHA DE SUSTENTABILIDADE DOS AÇORES

Integrado nas celebrações do Dia Mundial do Turismo o Governo Regional dos Açores subscreveu esta quinta-feira a Cartilha de Sustentabilidade dos Açores.

A Cartilha de Sustentabilidade dos Açores é uma iniciativa da Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia e conta já com 155 entidades subscritoras, com mais de 600 compromissos alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável a alcançar.

O documento assinado na quinta-feira assume publicamente o compromisso para com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, declarados pelas Nações Unidas, e com a sustentabilidade do destino turístico Açores.

Para o presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, a Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, representa um “verdadeiro tratado de normas de inspiração e orientação” para a Região.

“Em matéria de sustentabilidade ambiental, o legado dos Açores é uma referência mundial. E não é apenas por sê-lo, é-o também por ser reconhecido mundialmente”, vincou José Manuel Bolieiro, que falva no final da assinatura da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores por parte dos membros do XIII Governo Regional, citado em nota de imprensa do executivo.

“Temos uma política de sustentabilidade afirmada. Temos um plano de ação de sustentabilidade no nosso desenvolvimento”, enalteceu o Bolieiro, para quem devem também ser dados passos noutras áreas e haver um “percurso progressivo” de “sustentabilidade social, económica e também cultural”.

O momento, lembrou ainda José Manuel Bolieiro, foi aproveitado pelo Executivo para fazer uma reflexão “sobre a sustentabilidade” turística “na sua visão mais holística”, havendo do XIII Governo Regional uma “profunda ideia de coesão territorial”, em que “nem a maior nem a mais pequena ilha ficarão para trás nos objetivos definidos”.

Antes, o secretário regional dos Transportes, Turismo e Energia, Mário Mota Borges, sublinhou o trabalho efetuado no que refere à retoma turística para o pós-covid-19.

“Os Açores têm vindo a consolidar o seu posicionamento como destino turístico de Natureza, cada vez mais associado a uma imagem idílica, acolhedora e sustentável. São forças diferenciadoras que nos trazem grandes benefícios, mas também grande responsabilidade. É, por tudo isso, que reafirmamos hoje o nosso papel liderante no desenvolvimento do turismo sustentável”, disse.

Esta iniciativa decorreu na mesma semana em que a Região recebe o auditor da EarthCheck, entidade certificada pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC), no âmbito do processo de renovação da certificação nível Prata como Destino Turístico Sustentável.

© GRA | Foto: MM | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s