AUTÁRQUICAS 2021: BERTO MESSIAS SERÁ O PRÓXIMO PRESIDENTE DA CÂMARA DA PRAIA, APONTA INQUÉRITO DE OPINIÃO

Segundo o inquérito de opinião lançado pelo Praia Expresso e que decorreu até às 23:59 deste sábado, 11 de setembro, a maioria dos inquiridos acredita que Berto Messias será o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória nos próximos quatro anos.

À pergunta, “Na sua opinião, quem será o vencedor das eleições autárquicas 2021 no concelho da Praia da Vitória?”, 46,70% dos inquiridos indicaram a candidatura do PS “Orgulho na Praia da Vitória”, encabeçada por Berto Messias. Na segunda posição, com 28,78% das respostas, surge a candidatura “Esta é a Nossa Praia” do Grupo de Cidadão Eleitores (GCE) liderada por Tiago Ormonde. A social-democrata Vânia Ferreira, que comanda a candidatura “Por Amor à Praia” da coligação autárquica PSD/CDS-PP, aparece na terceira posição com 19,83%. Na quarta posição, posiciona-se a candidatura do Chega — “Dar Vida à Praia”, de Tiago Azevedo, com 3,41% das preferências, seguindo-se Joana Bettencourt, 1.ª candidata da lista “Com o Bloco Trazemos a Praia de Volta” do BE, com 1,28% respostas. O candidato da CDU — coligação PCP/PEV, António Fonseca, não obteve qualquer voto.

Foram consideradas válidas para o presente inquérito de opinião 469 respostas, tantas quantas as registadas com dispositivos eletrónicos com endereço de IP português. Cada endereço IP estava limitado a uma única resposta.

Sendo certo que todas as respostas consideradas foram submetidas através de dispositivos eletrónicos localizados em território nacional, não nos é possível determinar, quais as realizadas por cidadãos eleitores do concelho da Praia da Vitória.

Embora a pergunta não correspondesse à intenção de voto do inquerido, mas sim à sua perceção quanto ao eventual vencedor — o que poderá de alguma forma explicar o número baixo de respostas nos chamados “partidos mais pequenos”, ainda assim, extrapolando para votos, e considerando estes resultados como votação final global, o PS venceria a Câmara com maioria absoluta, elegendo quatro vereadores. A candidatura do Grupo de Cidadão Eleitores elegeria dois vereadores e a coligação PSD/CDS-PP um.

Para além das considerações acima apresentadas, há também que ter em atenção a baixa amostragem do presente inquérito, o qual representa apenas 2,43% dos eleitores inscritos nos cadernos eleitorais segundo dados da CNE; a ausência de sinalização quanto às faixas etárias e género dos inquiridos e, finalmente, o facto do presente inquérito abranger apenas os utilizadores da internet, deixando desta forma de fora uma significativa franja do eleitorado.

Mais importante que a vitória de qualquer força concorrente, o que verdadeiramente importa, no próximo dia 26 de setembro, é que vença a Praia da Vitória e as suas gentes, qualquer que seja a decisão dos praienses. Assim, no último domingo deste mês, reserve um pouco do seu tempo e dedico-lhe ao seu concelho, votando livre e conscientemente no futuro coletivo de todos nós.

© PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s