ARTUR LIMA DEFENDE POLÍTICAS DE ESTÍMULO À NATALIDADE NA REGIÃO

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, considerou esta segunda-feira que o “desafio demográfico” atual obriga o “poder público a delinear políticas sociais e de família de estímulo à natalidade”.

Citado em nota do executivo, Artur Lima falava, na Calheta, à margem da assinatura de uma adenda a um contrato de cooperação valor-cliente entre a Vice-Presidência do Governo e a Casa de Providência de São José, na valência de creche.

Para o governante, a valência de creche assume “especial importância no contexto local e regional”, tendo em conta que “facilita a conciliação entre a vida profissional e a vida familiar” e permite que haja um “planeamento familiar previsível”.

“Validamos, por isso, a intenção desta instituição, aumentando a capacidade de creche de 40 para 57 vagas. Esta é a única creche que dá resposta a uma área geográfica que abrange três das cinco freguesias do concelho de Calheta”, assinalou.

Segundo Artur Lima, a estratégia do Executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM passa por a “médio e longo prazo” tornar as creches “gratuitas na Região Autónoma dos Açores”.

“Trata-se de uma medida estrutural de combate ao despovoamento e às baixas taxas de fecundidade, que importa concretizar a bem das famílias açorianas”, frisou.

Na visita à Casa de Providência de São José, o Vice-Presidente do Governo procedeu ainda à entrega de um minibus de 18 lugares à instituição, no valor de cerca de 48 mil euros. A viatura vem, segundo o governante, “colmatar as necessidades ao nível de transporte das crianças que frequentam estas valências sociais”.

Artur Lima terminou a visita à instituição, anunciando que, em breve, o Governo Regional irá adquirir um imóvel no valor de cerca de 337 mil euros para “instalar em definitivo a valência de Casa de Acolhimento Residencial para jovens e crianças”.

© GRA | Foto: VPGR | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s