
O subsecretário regional da Presidência, Pedro Faria e Castro, participou na quarta-feira na cerimónia do 75.º aniversário da transferência do Aeroporto de Santa Maria de militar e americano para civil e português.
Segundo Pedro Faria e Castro, citado em nota de imprensa do executivo, “os Açores, pela sua situação geográfica, no meio do Atlântico Norte, entre as Américas e a Europa, aumentaram ainda mais a sua relevância geoestratégica com o advento da aviação”, referindo Santa Maria enquanto “ponto geoestratégico ímpar para a projeção dos Açores e de Portugal no sistema internacional”.
O titular da pasta das Relações Externas destacou ainda que, por via da afirmação geoestratégica de Santa Maria, os Açores participam na chamada democratização do Espaço, referindo ser esta uma aposta do atual executivo regional.
“O objetivo é, portanto, potenciar toda a factividade decorrente da criação das infraestruturas necessárias ao projeto espacial”, sublinhou.
A cerimónia contou com a participação da Câmara Municipal de Vila do Porto, a Cônsul dos EUA nos Açores, a Associação LPAZ, bem como com crianças da Escola Primária do Aeroporto.
© GRA | Foto: SSRP | PE