SERRA DE SANTIAGO COM NOVO ESPAÇO COMUNITÁRIO — “CASA FAROL”

A Câmara Municipal da Praia da Vitória inaugurou, na passada quinta-feira à tarde, a “Casa Farol”, uma infraestrutura de apoio social instalada na Nova Urbanização da Serra de Santiago, na vila das Lajes, que acolherá as técnicas do departamento de ação social da Autarquia no apoio às populações mais jovens e idosas da localidade.

“Este é um projeto que nos orgulha, porque marca uma diferença: é a primeira vez que, nesta localidade, uma entidade pública tem uma valência ao serviço da população de forma efetiva e permanente”, afirmou Tibério Dinis, presidente do Município, na inauguração desta nova infraestrutura.

O serviço de ação social desenvolvido pela Câmara Municipal na Serra de Santigo já acontece há longos anos, com o Município a solicitar apoio ao Império de São João para poder desenvolver as suas ações.

Assim, com a vaga de uma das habitações existentes na urbanização, a Autarquia entendeu gerir o espaço, direcionando a sua utilização para um espaço de apoio à população, agora inaugurado e designado por “Casa Farol”.

“Com a nossa equipa de ação social – a quem, desde já, agradeço toda a intervenção que tem vindo a desenvolver junto desta população, nomeadamente da população mais jovem – estão criadas as condições físicas para que a sua função principal passe a ser prestar apoio à comunidade, apoio escolar, criando uma dinâmica de ATL (Atelier de Tempos Livres), de capacitação dos mais novos, mas, também, dedicado aos mais idosos, porque, aqui, não existia um espaço de centro de convívio de idosos, nem um espaço para desenvolver formações, fazer consulta de documentos, e tudo isto passa agora a ser possível, até numa dinâmica intergeracional que importa estimular e preservar”, declarou Tibério Dinis.

A “Casa Farol” passa então a funcionar como espaço comunitário de apoio à população da Serra de Santiago, sendo aí desenvolvidas várias atividades direcionadas para as crianças, jovens e idosos, com especial incidência, no acompanhamento educativo, no desenvolvimento de iniciativas de prevenção da saúde mental e integração social. Será, também, disponibilizado acompanhamento psicológico e realizado atendimento de apoio social. O funcionamento do espaço será diário.

“É um dia feliz, para a Câmara Municipal da Praia da Vitória. Passamos a disponibilizar condições dignas para desenvolver o nosso projeto de apoio e dinâmica social. Será um espaço acolhedor e bastante humano para todos os que procurem na ‘Casa Farol’ um ponto seguro para o seu futuro”, finalizou Tibério Dinis.

Na inauguração da “Casa Farol” marcaram presença os elementos do executivo municipal, o Presidente da Junta de Freguesia da Vila das Lajes, o pároco Emanuel Vaz (que benzeu as instalações), a equipa de ação social do Município e vários dos futuros utilizadores do equipamento social, constituído por sala de leitura, sala didática, sala de informática, gabinete técnico, cozinha de apoio e instalações sanitárias.

© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s