COVID-19: GOVERNO REGIONAL REFORÇA APOIOS ÀS EMPRESAS EM 50 MILHÕES DE EUROS

O Governo Regional dos Açores prorrogou até 30 de junho a Linha de Apoio à Economia COVID-19 – Apoio às Empresas dos Açores e majorou em 50 milhões de euros a verba deste programa, que fica assim com 200 milhões.

A resolução do Conselho do Governo foi publicada em Jornal Oficial na terça-feira e nela lê-se que o executivo entendeu “ser necessário prorrogar, para o conjunto das empresas regionais, a vigência da Linha de Apoio à Economia COVID-19 – Apoio às Empresas dos Açores, até 30 de junho de 2021, com aprovação de um reforço adicional de 50 milhões de euros”.

Assim, o montante global disponibilizado ao abrigo deste programa sobe de 150 para 200 milhões de euros, dos quais 135 milhões são “afetos a micro e pequenas empresas e 65 milhões de euros a médias empresas e ‘small mid cap’ (empresas de pequena-média capitalização).

Numa nota de imprensa enviada hoje, o executivo realça que “foram ainda removidas as anteriores condicionantes de acumulação de diferentes linhas de crédito, a par do aumento dos montantes máximos de financiamento, que, no caso das microempresas, são majorados em 50%, passando dos atuais 50 mil euros para 75 mil euros”.

Para pequenas empresas, o máximo de financiamento foi estabelecido nos 300 mil euros, sendo que as médias empresas podem ter até 500 mil euros e as ‘small mid cap’ até 750 mil euros.

Estes apoios permitem “que as empresas acedam a capital de forma bonificada, com taxas de juro reduzidas – com garantia prestada pela região – por um prazo alargado de seis anos, gozando ainda de um longo período de carência até 18 meses”, explica a nota.

Na região, lembra o executivo, vigora também o Programa de Manutenção do Emprego, que “permite a conversão do crédito obtido pelas empresas em subvenção não reembolsável, vulgo fundo perdido, em função da manutenção do nível de emprego das empresas”.

A Linha COVID-19 é gerida pelo Banco Português de Fomento, que assume “a operacionalização da linha e o relacionamento com as diferentes entidades bancárias”, precisa o Governo Regional dos Açores.

© Lusa | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s