COVID-19: VACINAÇÃO DA POPULAÇÃO DO CORVO CONCLUÍDA HOJE

A segunda fase da vacinação contra a COVID-19 da população da ilha do Corvo foi hoje concluída, informa uma nota do Governo Regional.

Com início na passada quarta-feira, 10 de março, foram no total inoculadas 321 pessoas com a segunda toma, menos uma do que na primeiro fase, devido ao falecimento do carismático corvino Manuel Rita.

Tal como na primeira operação, a vacinação decorreu no pavilhão desportivo de Vila do Corvo, coordenada pelo delegado de saúde da ilha, Dr. António Salgado, cuja equipa integrou enfermeiros locais e outros dois destacados da Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel.

“Não havia outra decisão responsável que não esta”, considerou o secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, citado na referida nota, sobre o momento que tornou a ilha do Corvo o primeiro território imune à COVID-19 em Portugal e na Europa, situação que mereceu a deslocação à ilha de uma equipa de reportagem da agência noticiosa “France Press”.

Ainda segundo essa mesma nota, o titular da pasta da Saúde, que se fez acompanhar por Gustavo Tato Borges, presidente da Comissão Especial de Acompanhamento da Luta contra a Pandemia nos Açores, declarou à imprensa presente no local, “que o isolamento da ilha e dos habitantes, somado às dificuldades que decorrem das condições climatéricas, justificaram a decisão de vacinar toda a população”.

ESCLARECIMENTO DA AUTORIDADE DE SAÚDE REGIONAL

Entretanto, a Direção Regional de Saúde publicou ontem, na sua página de Facebook, meio que o governo de coligação PSD/CDS/PPM tem usado como forma preferencial de comunicar com a população, um esclarecimento relativamente à eficácia da vacinação e a sua utilização abrangendo outros grupos populacionais, o qual reproduzimos:

“No seguimento de diversas solicitações que têm sido rececionadas na Direção Regional da Saúde relativamente à possibilidade de proceder à vacinação em massa, abrangendo grupos populacionais, à semelhança do que foi realizado na Ilha do Corvo, a Autoridade de Saúde Regional esclarece e salienta que:

Não existe evidência científica que comprove que as pessoas vacinadas contra a COVID-19 não possam transmitir o novo coronavírus, apesar de a carga viral ser reduzida com a inoculação;
Mesmo vacinada, uma pessoa poderá ter uma infeção sem sintomas, mais ligeira, mas é possível que consiga transmitir o vírus;
Os ensaios clínicos mostraram que as vacinas são uma forma eficaz de proteção contra as consequências mais graves da infeção, nomeadamente quadros de doença graves com necessidade de internamento e com risco elevado de morte;
No âmbito dos citados ensaios, não se verificou qualquer caso de morte ou de hospitalização em cuidados intensivos.

A inclusão da ilha do Corvo nesta 1ª fase prende-se com os parcos recursos de saúde da mais pequena ilha açoriana, bem como com a logística de transporte de vacinas.

Promover a vacinação em massa da população de Rabo de Peixe não seria um garante do fim da ocorrência de casos e de transmissão comunitária, mas sim uma forma de minimizar a ocorrência de casos graves com necessidade de internamento. Mas as normas da DGS e da DRS esclarecem que, em caso de escassez de vacinas disponíveis, estas devem ser dirigidas aos grupos de risco e às pessoas que ainda não tiveram a doença.

Pelo exposto, foram definidos grupos prioritários para a vacinação contra a COVID-19, baseados em critérios científicos e princípios éticos, nomeadamente de saúde, bem-estar e equidade, e em linha com as recomendações da DGS e da Comissão Europeia, no sentido de maximizar o número de vacinas disponíveis e de forma a proteger os grupos vulneráveis das consequências graves da infeção por COVID-19.

Até serem desenvolvidos mais estudos clarificadores da vacinação contra a COVID-19, a Autoridade de Saúde Regional reforça a importância da manutenção das medidas de prevenção, mesmo depois da pessoa ser vacinada”.

© GRA | Foto: MM | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s