
O subsecretário regional da Presidência do Governo dos Açores, reuniu ontem com a chefe de representação da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Alves, no sentido de se “estreitar relações e promover futuras parcerias”, informa uma nota do executivo regional.
“Os Açores vivem uma dupla insularidade, e uma relação de parceria ativa assente em futuras colaborações com a Representação da Comissão Europeia em Portugal torna-se fundamental para a promoção da UE e da sua ação junto das nove ilhas”, considera Pedro de Faria e Castro citado na referida nota.
Nesse sentido, o subsecretário destacou a importância da Europe Direct Açores, sediada na ilha Terceira, que caracteriza como sendo um “parceiro estratégico conhecido pelos açorianos das nove ilhas”.
O titular da pasta dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa do Governo dos Açores aproveitou a ocasião para referir a importância da Conferência sobre o Futuro da Europa, tendo manifestado disponibilidade para os Açores terem uma “uma participação ativa” na futura organização que deverá abranger “sociedade civil, instituições, organismos governamentais e o próprio Parlamento regional”.
A Conferência sobre o Futuro da Europa – um projeto anunciado pela Presidente da Comissão Europeia – pretende dar mais voz aos europeus relativamente à ação da União Europeia, estando previsto o seu lançamento no Dia da Europa, assinalado a 09 de maio.
© GRA | Foto: SSRP | PE