EXPOSIÇÃO: INSETOS MILENARES INVANDEM FREGUESIAS DE SANTA MARIA

Numa exposição constituída por seis telas de grande formato, afixadas em fachadas pelas cinco freguesias do concelho de Vila do Porto, vários insetos que retratam espécies endémicos dos Açores, invadem as ruas de Santa Maria, com o objetivo de divulgar a biodiversidade única da Região e sensibilizar para a sua conservação.

Cada tela apresenta uma fotografia de grande detalhe, mostrando o “retrato” de um inseto endémico, acompanhado de uma “alcunha” inspirada nos cognomes de reis portugueses, de uma breve descrição da função que desempenha no ecossistema e do nome científico. Está também representado um selo que alerta para o risco do desaparecimento de espécies que apenas em 500 anos perderam cerca de 97% da área de floresta que ocupavam.

A exposição “traz os insetos às Ruas”, dando a conhecer um património natural único, que devido às suas reduzidas dimensões e aos locais onde habitam, é desconhecido da população em geral. Os autores pretenderam assim estimular a incorporação destes insetos no património identitário açoriano. A exposição já esteve nas ilhas Terceira e São Miguel e chega agora também a Santa Maria.

Intitulada “Açorianos há milhões de anos”, esta é uma iniciativa do Grupo da Biodiversidade dos Açores (GBA/cE3c) e da Universidade dos Açores, que contou com a colaboração de várias entidades e da sociedade civil, tendo sido concebida por Ana Moura Arroz, Rita São Marcos, Isabel R. Amorim, Rosalina Gabriel e Paulo A. V. Borges e as macrofotografias são de Javier Torrent. O Expolab-Centro Ciência Viva promoveu a vinda da exposição à ilha de Santa Maria, com o financiamento da Direção Regional da Ciência e Tecnologia e apoio logístico do Município de Vila do Porto.

Ao longo dos próximos meses, o Expolab irá ainda promover um conjunto de ações no âmbito da exposição, em parceria com diversas entidades locais.

© CMVP | Imagem: CMVP | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s