GOVERNO REGIONAL CONGRATULA-SE PELA REELEIÇÃO DE MARCELO REBELO DE SOUSA PARA PRESIDENTE DA REPÚBLICA

O Governo Regional dos Açores, hoje reunido por videoconferência, congratulou-se com a reeleição do Presidente da República, felicitando Marcelo Rebelo de Sousa pelo grau de confiança que os eleitores açorianos nele depositaram.

Segundo nota de imprensa do Executivo, esta segunda-feira emitida, “o modo como decorreu o ato eleitoral e o reforço da participação dos eleitores dos Açores, especialmente tendo em conta a situação de pandemia e de confinamento que se vive na Região, merecem ser realçados, já que demonstram o civismo e a responsabilidade dos açorianos na construção da democracia”.

“A eleição da primeira figura do estado é sempre ocasião para recordar o quão importante é o seu papel no fortalecimento da relação entre os órgãos de governo próprio da Região Autónoma dos Açores, mais concretamente na valorização das autonomias regionais, demonstrada ao longo da sua vida política de enorme proximidade aos Açores e aos Açorianos”, destaca a referida nota.

“O Governo endereça ao Presidente da República os votos de maior sucesso no desempenho da sua Presidência, bem como deposita enormes expectativas na sua sensibilidade e empenho para os desafios que as autonomias regionais enfrentarão no próximo futuro, desde logo na necessidade da clarificação das competências das autoridades de saúde regionais na prevenção e resposta às situações de pandemia, no âmbito do estado de emergência e numa revisão constitucional de aprofundamento das competências autonómicas, trabalho já desenvolvido e a desenvolver pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores”, conclui a nota do executivo de coligação PSD, CDS-PP e PPM, liderada pelo social-democrata José Manuel Bolieiro.

Neste domingo, nas eleições para a Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa averbou 69,67% (56.178) dos votos validamente expressos na Região Autónoma dos Açores. Em relação há cinco anos, Marcelo Rebelo de Sousa somou mais 16.367 (11,6%) votos. Na segunda posição ficou a militante socialista, mas não expressamente apoiada pelo PS, Ana Gomes, com 8.940 (11,09) dos votos. Ligeiramente abaixo, na terceira posição, ficou o candidato do partido unipessoal Chega, André Ventura com 7.560 (9,31%) votos. A candidata do Bloco de Esquerda, Maria Matias, somou 3.176 (3,94%) votos, quedando-se pela 4.ª posição na intenção de votos dos açorianos. Na quinta, com 1.666 (2,07%) ficou o candidato da Iniciativa Liberal, Tiago Mayan Gonçalves. Vitorino Silva, o popular “Tino de Rans”, foi o 6.º mais votado nas eleições Presidenciais deste domingo nos Açores, reunindo 1.575 (1,95%) dos votos. João Ferreira, o candidato do PCP, foi a escolha de 1.536 (1,90%) dos eleitores açorianos.

Dos 228.911 inscritos votaram nos Açores 82.572 (36,07%) cidadãos eleitores. Desses, 1.174 (1,42%) votaram em branco e 767 (0,93%) foram considerados nulos.

© GRA | Foto: GRA | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s