
A Guarda Nacional República (GNR) apreendeu, na passada quarta-feira, 25 de novembro, 127 quilos de pescado capturado ilegalmente, no Canal da ilha do Pico e da ilha de São Jorge, informa um comunicado do Comando Territorial dos Açores.
Militares do Posto Territorial do Pico, no âmbito de uma ação de vigilância da costa e controlo costeiro, detetaram em flagrante delito uma embarcação de pesca costeira, que estava a largar palangre de profundidade a cerca de duas milhas náuticas da costa sul da ilha de São Jorge, junto ao ilhéu do Topo, sendo que este tipo de arte de pesca, constituído por uma linha principal de onde dependem outras linhas secundárias mais curtas a intervalos regulares, onde cada uma termina num anzol, “só é permitido a partir das seis milhas náuticas”, diz a GNR.
Dos 127 quilos de pescado apreendido, 112 foram entregues na lota para serem sujeitos ao regime de primeira venda e os restantes 15 quilos, após verificação das condições higiossanitárias, foram doados a uma instituição de solidariedade social local.
Em consequência, o mestre da embarcação, um homem de 34 anos foi identificado, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação.
Nesta ação os operacionais do Posto Territorial do Pico contaram com o reforço da Secção Naval da Horta e do Posto Territorial das Velas.
CR-GNR-A | Foto: CR-GNR-A | PE