NOVO GOVERNO, NOVO RUMO

Rui Espínola

As eleições regionais do passado dia 25 de outubro resultaram numa reconfiguração do espaço político açoriano e determinaram a vontade de alteração do paradigma de governação dos Açores, expresso no voto de uma larga maioria dos açorianos que votou à direita do PS, confiando a esses partidos uma maioria parlamentar. Ou seja, devolveu ao Parlamento Regional o centro das decisões políticas e evidenciou a rejeição do paradigma de governação dos últimos 24 anos, que se apresentava desgastado, obsoleto, instalado, sem capacidade de diálogo e cujo os resultados colocaram os Açores nos piores índices nacionais.

Coube ao PSD, como segundo partido mais votado, e sob a liderança de José Manuel Bolieiro, a responsabilidade de responder ao desafio expresso pelos açorianos nas urnas e procurar entendimentos com os seus parceiros, estabelecendo, desde logo, uma coligação com acordo de governação (PSD/CDS/PPM), que garante uma alternativa de governação estável no quadro de uma alternância democrática, e acordos de incidência parlamentar (IL e Chega) que garantem a aprovação dos documentos fundamentais da governação, particularmente o programa de Governo, os Planos Anuais e os Orçamentos.

É neste contexto que toma posse o XIII Governo Regional dos Açores. Um Governo de compromisso para com os Açores e os açorianos, constituído por personalidades indicadas pelos partidos políticos que compõem esta aliança democrática. Pessoas com elevada competência técnica e preparadas politicamente, do ponto de vista da capacidade de decisão, para enfrentarem, responsavelmente, os enormes desafios com que a região se defronta.

Desde logo na resposta à pandemia. Urge a definição de uma estratégia eficaz de combate a este flagelo que nos atingiu a todos e que começa a debelar a nossa economia, o emprego e a condicionar a nossa vida. Uma estratégia que não pode ser um ato solitário, com medidas avulso, sem rumo, mas sim uma ação coletiva, definida por especialistas em saúde pública, com objetivos concretos e com mecanismos que permitam estancar, tão cedo quanto possível, a evolução exponencial da pandemia na região. Por isso mesmo, o Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, já anunciou, e bem, a nomeação de uma equipa de Coordenador Regional para a Saúde Pública com especialistas e técnicos para ajudarem neste combate. É também objetivo deste Governo tornar a Autoridade de Saúde Regional uma entidade independente do poder político, bem apetrechada tecnicamente e cientificamente, capaz de responder de forma mais eficaz à sua missão, sem qualquer tipo de ingerência política. Uma clara mudança de rumo.

Mas também na recuperação económica da região. Os empresários açorianos enfrentam os piores dias das suas vidas. Decorrente dos constrangimentos mundiais na circulação de bens e pessoas e da retração económica mundial provocada pela pandemia, particularmente no consumo, torna-se cada vez mais difícil manter os postos de trabalho e responder a todos os compromissos decorrentes e inerentes à existência de uma empresa. É urgente delinear uma estratégia de apoio e incentivo económico que permita manter as nossas empresas e os seus postos de trabalho. Uma estratégia de recuperação da confiança. E este é também um compromisso deste Governo, numa clara mudança de rumo.

São, portanto, novas políticas, novos protagonistas e novos tempos que se irão viver nos Açores. Tempos difíceis, muito desafiantes, mas que, certamente, este Governo, de forma competente e responsável, saberá responder, procurando corresponder à vontade, proclamada pelos açorianos e manifestada nas últimas eleições regionais, de mudança de rumo na governação dos Açores.

Rui Espínola
Deputado do PSD na ALRAA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s