
O líder da bancada parlamentar do Bloco de Esquerda, Antónia Lima, considera que o novo executivo açoriano, liderado por José Manuel Bolieiro, não corresponde às necessidades do povo açoriano, sobretudo atendendo aos compromissos assumidos com as forças que o suportam parlamentarmente.
“Quando estamos perante a maior crise social e económica das nossas vidas, o novo governo regional propõe-se a reduzir os apoios sociais. Não é dessa mudança que a Região precisa”, disse António Lima, na reação ao discurso do presidente do Governo na cerimónia da tomada de posse que decorreu hoje no parlamento.
“Ouvimos o presidente do Governo dizer que não se podia acrescentar crise social à crise económica”, mas é preciso não esquecer que uma das principais medidas que constam dos acordos celebrados entre os partidos de integram o governo e os partidos que o suportam no parlamento é precisamente “a redução dos apoios sociais”, assinalou o também coordenador do Bloco Esquerda Açores.
António Lima lamentou ainda que o governo liderado por Bolieiro, que hoje inicia funções, pretenda “insistir e aprofundar a estratégia errada que já estava a ser seguida pelo PS, de redução do sector público, através da privatização de empresas públicas de sectores estratégicos para o futuro da Região, como nos transportes e nos portos, inclusivamente as que dão lucro, e que deviam ficar nas mãos da Região, para servirem o interesse público e não interesses privados”.
Por fim, o deputado bloquista, referiu que o seu partido fica a aguardar a apresentação do Programa de Governo e a primeira proposta de Plano e Orçamento para analisar com maior detalhe o caminho que este governo pretende fazer.
© GI-BE/A | Foto: GI-BE/A | PE