GNR APREENDE 140 QUILOS DE PESCADO NA PRAIA DA VITÓRIA

A Guarda Nacional Republicana (GNR), através de militares do Posto Territorial da Praia da Vitória, apreendeu esta segunda-feira, 09 de novembro, 140 quilos de pescado fresco das espécies de peixão e alfonsim, na cidade da Praia da Vitória, na Ilha Terceira.

A apreensão, segundo comunicado do Comando Territorial dos Açores, decorreu no decurso de “uma ação de fiscalização num armazém de comércio de peixe, sito em Porto de Pescas da Praia da Vitória”. Os militares detetaram um homem, de 50 anos, na posse de 49 quilos de peixe da espécie peixão sem o peso e as medidas mínimas para a sua pesca e comercialização. Para além desse, o homem tinha ainda na sua posse 91 quilos de alfonsim, “espécie que atualmente está interdita a sua captura”, informa a GNR.

Em consequência, os militares da GNR procederam à identificação do indivíduo e procederam à elaboração do respetivo auto de contraordenação.

A GNR alerta, que a principal medida de gestão defendida pelos estudos científicos realizados “é a adoção e respeito de pesos e medidas mínimas de captura, que tem como principal objetivo permitir o crescimento e reprodução dos exemplares das espécies em causa”.

A captura ilícita de pescado, quer subdimensionado, quer quando interdita, coloca em causa não só a sustentabilidade das próprias espécies, como de todo o ecossistema marinho. A responsabilidade na preservação dos recursos marinhos é de todos nós, pelo que, tanto atenta contra este, quem captura e comercializa, como quem compra.

Todo o pescado apreendido, após verificação das condições higiossanitárias, foi doado a várias instituições de solidariedade social da ilha Terceira.

© CT-GNR-A | Foto: CT-GNR-A | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s