
A candidata a deputada do Bloco de Esquerda pelo círculo eleitoral da ilha Terceira, Alexandra Manes, visitou esta quarta-feira, 07 de outubro, a Cáritas da ilha Terceira.
Nessa visita, a candidata considerou que o “facto de os Açores serem a região mais pobre do país demonstra que as linhas definidas pelo PS para combater a pobreza não estão a ter resultados palpáveis”.
Para combater este problema, defende Alexandra Manes, “é necessário implementar medidas estruturantes na Educação e no combate à precariedade”, mas, no imediato, acrescenta “é preciso dar resposta a quem passa por dificuldades”.
Neste sentido o Bloco de Esquerda propõe criar um complemento regional ao Rendimento Social de Inserção, aumentar o complemento regional de pensão para que nenhum idoso tenha uma pensão inferior a 438 euros, e aumentar o complemento regional ao abono de família.
Segundo considera Alexandra Manes, “é importante combater o estigma associado ao RSI”, pois afirma, “grande parte dos beneficiários são pessoas que trabalham, mas recebem rendimentos muito baixos, e ainda crianças e idosos, que não podem trabalhar”.
Desse modo, o complemento regional ao RSI apresentado pelo BE, é apenas uma resposta “aos casos mais graves para garantir uma ajuda para sobreviver”.
Sustenta a candidata bloquista, que trata-se de um apoio para “atenuar a pobreza, num período transitório, numa altura em que os efeitos do confinamento durante a pandemia – despedimentos e redução de rendimentos – que vão agravar a situação de muitas pessoas”.
© BE-A | Foto: BE-A | PE