GOVERNO DOS AÇORES DEDICA MANUAL DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA AO SETOR DAS PESCAS

A Diretora Regional da Energia adiantou ontem que o Governo dos Açores vai disponibilizar um Manual de Eficiência Energética dedicado ao setor das Pescas, “um dos mais significativos motores da economia açoriana, pela sua capacidade exportadora e por representar uma relevante fonte de rendimento com grande impacto social no arquipélago”.

“Estão em curso diversas ações, também direcionadas a este setor, como é exemplo o Programa de Eficiência Energética na Administração Pública dos Açores (ECO.AP Açores), em vigor desde 2019, ao abrigo do qual já formámos mais de 100 Gestores Locais de Energia, profissionais que assumem a responsabilidade de implementar medidas para um melhor desempenho energético dos edifícios públicos e de difundir e transmitir conhecimento em matéria de energia em contexto laboral”, afirmou Andreia Carreiro.

A Diretora Regional falava à margem de uma visita à Lotaçor, em Ponta Delgada, onde apresentou este manual, que será brevemente disponibilizado no Portal da Energia Açores, em https://portaldaenergia.azores.gov.pt/portal/Efici%C3%AAncia-Energ%C3%A9tica/Manuais.

“Esta é uma ferramenta que contempla a identificação de soluções para o aumento da eficiência energética e do uso racional da energia neste setor, incidindo sobre as infraestruturas de suporte às embarcações, bem como os equipamentos de apoio à pesca e nas indústrias associadas”, salientou.

Neste contexto, começa por guiar os responsáveis destas infraestruturas para uma gestão energética otimizada, desde a génese deste processo, que poderá iniciar-se com a realização de uma auditoria energética, passando pelo importante papel desempenhado pelo Gestor Local de Energia.

São também abordados os aspetos comportamentais e organizacionais que influenciam o consumo de energia no setor das pescas, seguindo-se as medidas de poupança de energia, as vantagens da utilização de fontes de energia renováveis e endógenas e, finalmente, os programas de financiamento disponíveis neste âmbito.

Este Guia de Eficiência Energética integra um conjunto de cinco manuais que estão a ser disponibilizados no Portal da Energia Açores, dirigidos à administração pública e aos setores agroindustrial, residencial e hoteleiro, “promovendo as condições necessárias para o desenvolvimento de uma economia que se pretende que seja tendencialmente descarbonizada e geradora de emprego e riqueza nos Açores”, disse Andreia Carreiro.

“É um desígnio do Governo dos Açores impulsionar a competitividade nos diversos setores da Região, também por via de uma correta gestão de energia, permitindo a otimização do seu uso e a redução da fatura energética, em harmonia com a política de sustentabilidade energética dos Açores”, sublinhou a Diretora Regional.

Fotos: © GaCS/DREn | GaCS/DREn/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s