PONTA DELGADA: CÂMARA APROVA VOTO DE SAUDAÇÃO PELOS 40 ANOS DA FREGUESIA DA COVOADA

A Câmara Municipal de Ponta Delgada aprovou esta semana, por unanimidade, um Voto de Saudação pelos 40 anos da freguesia da Covoada.

São “quatro décadas de vitalidade social, cultural e económica que muito contribuem para o desenvolvimento daquela comunidade e, consequentemente, do todo do concelho de Ponta Delgada”, pode ler-se no voto proposto pelo presidente em exercício, Pedro Furtado.

O edil parabeniza a população da freguesia que a 15 de setembro completou o seu 40.º aniversário, “uma data muito importante na vivência, identidade e desenvolvimento daquela comunidade, com cerca de 1300 pessoas, bem como para o concelho de Ponta Delgada, pois, no passado, a Covoada fez parte da freguesia dos Arrifes e, a partir de 1846, da freguesia da Relva, até atingir o número de habitantes necessários para ser elevada à categoria de freguesia.”

Situada a 6 quilómetros da sede do concelho, no sopé da Serra Devassa, a Covoada é um território de pastagens e férteis terrenos agrícolas, que ocupa uma boa parte da maior bacia leiteira dos Açores.

O setor agropecuário é a principal atividade económica desta comunidade com fortes raízes de ligação à terra, mas também, muito ligada às suas tradições.

A ligação à agropecuária da Covoada é de tal forma que, na heráldica da freguesia, estão representados os queijos, numa alusão à económica local. No entanto, na bandeira da freguesia, também, se pode observar a roda de fiar, simbolizando a antiga cultura do linho, a par do algodão ou da cambraia.

Toda esta simbologia “é o reflexo da realidade de uma comunidade que se dedica a preservar o trabalho manual e as tradições antigas, e que se orgulha em perpetuar estas tradições passando-as de geração em geração”.

“Na verdade, todas estas características sublinham a vivacidade e dinamismo da gente da freguesia da Covoada, rica em qualidades humanas, o que se traduz na capacidade criadora de riqueza das suas forças vivas, e no percurso e patamar de desenvolvimento que tem vindo a atingir ao longo dos últimos 40 anos”, sustenta Pedro Furtado.

Foto: © CMPD | CMPD/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s