PAULO MENESES REGRESSA AO GARGO DE SELECIONADOR DA AFAH

Dez anos depois, Paulo Meneses, que se dedicou nos últimos anos ao futebol de formação, está de regresso ao quadro técnico da Associação de Futebol de Angra de Heroísmo (AFAH), para ocupar o cargo com que a deixou: selecionador.

Na tarde de ontem, 07 de setembro, o presidente interino, Márcio Toledo, apresentou o novo selecionador da associação de futebol mais antiga dos Açores para os próximos dois anos – Paulo Meneses – que volta a ocupar as funções que desempenhara sob a presidência de Francisco Costa.

Neste regresso, citado em nota de imprensa da AFAH, o antigo selecionador diz que encontrou uma AFAH “muito mais profissional”, revelando-se satisfatoriamente espantado com as novas condições do espaço e com a organização, que segundo afirma, apresentam “uma diferença abismal”.

Relativamente ao projeto agora entre mãos, o novo selecionador mostrou-se satisfeito e motivado para começar a treinar, referindo mesmo que está “super feliz por regressar a uma Casa onde estive há dez anos e onde fui muito feliz”, revelando que como treinador, “a anterior passagem por este cargo foi umas das coisas mais bonitas que me aconteceram na carreira”.

Em termos dos objetivos propostos, Paulo Meneses refere ser da maior importância aumentar a competitividade na formação, nomeadamente através de um acréscimo do número de equipas. A este propósito, acrescentou também que sempre foi “um observador atento dos jogos de formação e agora neste cargo assim continuarei a ser. Quero observar o maior número possível de partidas, de forma a conhecer todos os atletas e ser justo e coerente na hora da escolha”. Por outro lado, o novo selecionador lamentou o que considera, em termos gerais, algumas “quebras nos níveis de compromisso dos jogadores” o que, no seu entender, “por vezes dificulta o trabalho”, no entanto, assegura o novo homem forte das seleções, “irá trabalhar no sentido de inverter esta situação”.

Em termos competitivos, para já, Paulo Meneses reserva-se para uma “observação aos adversários”, pois ainda desconhece os mesmos, mas garantiu que “a articulação constante com Saúl Neves, coordenador técnico da Associação, será fundamental para um maior conhecimento das outras seleções, bem como dos nossos atletas”.

Já Maurício Toledo indicou que “Paulo Meneses é a escolha certa, não temos dúvidas. Para além de uma imensa experiência no futebol de formação, é um grande conhecedor na nossa realidade, tendo já alcançado muitos sucessos, nomeadamente aquando da sua anterior passagem pela AFAH”.

O presidente da Associação aproveitou ainda a oportunidade para apresentar Dioclécio Ávila como novo membro da Direção, que irá trabalhar muito próximo das modalidades.

OS ÚLTIMOS 6 ANOS

Nos últimos seis anos Paulo Meneses esteve ao serviço do SC Barreiro, sendo o treinador principal dos escalões de formação da equipa da vila do Porto Judeu.

Neste período, na época 2014/15, no escalão de “Juniores B”, a sua equipa classificou-se na 4.ª posição do campeonato, classificação esta que obteve também na prova extra. Foi ainda semifinalista da Taça Ilha Terceira, acabando em 4.ª lugar.

Ainda na época desportiva 2014/15, no escalão “Juniores E”, classificou o SC Barreiro na 8.ª posição do Torneio de Encerramento, em 9.º lugar na Taça Ilha Terceira, em 10.º lugar no Torneio de Abertura e em 11.º da Taça AFAH. Participou ainda na festa do futebol juvenil organizado pelo JD Lajense, “Ramo Grande Azores Cup”.

Na época seguinte, 2015/2016, no escalão “Juniores B”, classificou-se em 4.º lugar no Campeonato e na Prova Extra. Chegou às meias-finais da Taça Ilha Terceira e obteve a 2.ª posição na Taça AFAH.

No escalão “Juniores E”, nessa mesma época, classificou-se em 6.º lugar no Torneiro de Abertura e Torneio de Encerramento. Na Taça Ilha Terceira quedou-se pelo 7.º lugar e na Taça da AFAH pelo 9.º lugar da geral, tendo obtido a 1.ª posição do Grupo C. Participou ainda no “Ramo Grande Azores Cup” e no “Priolo Cup” na ilha de São Miguel.

Em 2016/17, no escalão de “Juniores A” é vencedor da Taça Fernando Pacheco Pereira, classifica-se em 3.º lugar na Taça AFAH e na Taça Ilha Terceira. No Campeonato fica-se pela 4.ª posição e obtém a 7.ª posição na Taça Prof. José Humberto Serpa.

Ainda nessa época, no escalão “Juniores D”, fica em 4.º lugar da geral no Torneio de Encerramento, depois de ter obtido a mesma posição no Grupo A. Na Taça AFAH, posiciona-se em 6.ª tendo terminado a fase de grupos em 2.º no grupo B. No Torneio de Abertura e na Taça da Ilha Terceira dessa época ocupa a 9.ª posição. Participa ainda no “Ramo Grande Azores Cup” e no “Camacha Cup” na Região Autónoma da Madeira.

Época 2017/8, no escalão “Juniores A” é finalista vencido na Supertaça. Classifica-se em 2.º lugar nas Taças Ilha Terceira e Fernando Pacheco Pereira. No Campeonato, na Taça Prof. José Humberto Serpa e na Taça AFAH obtém o 4.º lugar.

Enquanto responsável técnico pelo escalão “Juniores D”, obtém a 4.ª posição no Torneio de Abertura, Taça Ilha Terceira e Taça AFAH. Uma posição abaixo, 5.º, no Torneio de Encerramento. Nesta época, para além da participação no “Ramo Grande Azores Cup” marca presença no Torneio Internacional “Copa Guadiana” em terras algarvias.

Na antepenúltima época (2018/19), Paulo Meneses classificou a equipa “Juniores C” do SC Barreiro na 6.ª posição no Campeonato, na Taça Ilha Terceira e na Taça da AFAH. Na Taça Prof. José Humberto Serpa a equipa classificou-se na 7.ª posição. Registe-se ainda uma participação no Torneio Internacional “Esposende Cup”.

Por fim, na época que terminou (2019/20), o agora selecionador terceirense, classificou a equipa do escalão “Juniores C” na 2.º posição da Taça Prof. José Humberto Serpa e na 5.ª posição do Campeonato.

Fotos: © AFAH/PM | AFAH/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s