
Na sequência de um projeto apresentado pela Junta de Freguesia do Cabo da Praia aos fundos europeus geridos pela GRATER (Associação de Desenvolvimento Local das ilhas Terceira e Graciosa), uma casa em ruínas, na Canada da Ribeira, freguesia do Cabo da Praia, foi requalificada dando lugar um novo espaço turístico e educativo — a “Casa do Camponês” — com interesse quer para forasteiros como locais.
Trata-se de um pequeno Núcleo Museológico que recorda os ofícios mais antigos e as artes e fazeres ligados ao cultivo da terra. Conta também com uma Quinta Pedagógica, que disponibiliza espaços verdes, animais, árvores de fruto e hortas. Encontra-se já aberto ao público, mediante pedido realizado na sede da Junta de Freguesia.
A “Casa do Camponês” representou um investimento público de cerca de 80 mil euros, financiado por fundos comunitários através da GRATER, e da Câmara Municipal da Praia da Vitória (na vertente não comparticipada, respeitante ao pagamento do IVA da empreitada).
No âmbito da iniciativa “Presidência Aberta às Freguesias e Vila do Concelho”, que decorreu ontem na freguesia do Cabo da Praia, o executivo municipal visitou este investimento, tendo na ocasião, o presidente Tibério Dinis, sublinhado, que a “Casa do Camponês” representa um bom exemplo de aproveitamento de fundos europeus por parte das autarquias locais.
“Este é um bom exemplo do aproveitamento de fundos comunitários por partes das juntas de freguesia. Havia aqui uma ruína. A Junta de Freguesia do Cabo da Praia fez um projeto aos fundos europeus geridos pela GRATER e depois contou, como todas as outras juntas contam, com o apoio da Câmara Municipal na componente relativa ao IVA. E daqui nasceu um Núcleo Museológico, uma Quinta Pedagógica e um espaço de lazer muito aprazível nesta freguesia, não só para os locais, mas também com finalidade turística”, disse Tibério Dinis, citado em nota de imprensa da autarquia.
Foto: © GC-MPV | GC-MPV/PE