19 DE SETEMBRO: ARG ACOLHE PEÇA “A SOLIDÃO DA CASA DO REGALO” DO ALPENDRE, GRUPO DE TEATRO

No próximo dia 19 de setembro, pelas 21:30, no Auditório do Ramo Grande, o Alpendre, Grupo de Teatro apresentará a peça “A Solidão da Casa do Regalo”, inspirado num texto de Álamo de Oliveira.

A peça que será levada à cena trata parte da história do exílio de D. Afonso VI em Angra do Heroísmo, narrando-se as desolações, ambiguidades e os conflitos sentimentais do monarca. Com 33 anos, mas já coxo, doente e envelhecido, D. Afonso VI (interpretado pelo ator Belarmino Ramos) partilha os dias e as noites com a solidão e com o seu Pajem (interpretado por Markus Trovão). O monarca vive sobre o arame da loucura e do pânico, sem conseguir distinguir a luz da sombra ou mesmo da escuridão. Vive sob uma hesitação entre ser criança e adulto, entre ser virtuoso e perverso, entre estar louco ou lúcido.

O Pajem assume um papel importante na vida de D. Afonso VI, surgindo como o seu espelho mais próximo, assim como o seu bordão. É no seu fiel servo que D. Afonso VI se arrima sempre que chega ao cume da loucura. É o que lhe resta de afeto e de capacidade para conviver e exorcizar os seus fantasmas. Por isso, chega a perder-se a fronteira que separa a lucidez de um, da loucura do outro.

Imagem: © GC-MPV | GC-MPV/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s