
Em tempo normal, o último domingo de agosto, ontem, teria sido assinalado na freguesia da Vila Nova com a Procissão em honra do Sagrado Coração de Jesus. Mas, este não é um tempo normal, e no contexto pandémico que há alguns meses vamos vivendo, todo o cuidado é pouco e evitar grandes aglomerados de pessoas é, compreensivelmente, a palavra de ordem.

Ainda assim, a Junta de Freguesia da Vila Nova não quis deixar em claro este importante acontecimento e vai daí, depois de magnificamente decorar a igreja paroquial, lançou um repto, através da sua página de Facebook, à população da freguesia: Decorar as varandas e janelas com cores vivas e alegres, colocando colchas e bandeiras.
Juntando o compasso da música ao colorido da alegria, foi organizado, após uma pausa de cinco meses, pela Sociedade Filarmónica da Vila Nova, um desfile que percorreu as principais artérias da freguesia.
Nesse desfile, que se iniciou na sede da própria filarmónica com destino à igreja paroquial, foi apresentado cumprimentos ao Sagrado Coração de Jesus. Depois, o desfile seguiu até à sede do Sport Club Vilanovense, com apresentação de cumprimentos às diversas entidades existentes no percurso, nomeadamente ao Império, Casa de Povo e Junta de Freguesia.
Depois da apresentação de cumprimentos ao Sport Club Vilanovense, a filarmónica regressou, ainda em desfile até à sua sede.
Desse modo, de forma singela e respeitando as normas que este tempo demanda, a Junta de Freguesia da Vila Nova e a Sociedade Filarmónica da Vila Nova, trouxeram algum brilho à freguesia, evitando que um domingo tradicionalmente movimentado, festivo e alegre, ficasse perpetuado no triste cinzento destes tempos de má memória devido à COVID-19.
Fotos: © JFVN | PE