BEL CANTUS: CD “ALCANCE” É SONHO VIRADO REALIDADE

À segunda é de vez. Inicialmente agendado para ser lançado a 11 de abril, o grupo praiense “Bel Cantus” apresenta o seu primeiro trabalho de originais no próximo dia 12 de setembro, um sábado, pelas 21:30, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo (CCCAH).

Simbolicamente intitulado “Alcance”, o novo CD representa a concretização de um velho sonho que vem desde da formação do grupo — compor, editar e lançar um álbum totalmente de originais, cujo “Alcance” já fora conseguido no passado mês de abril, mas que as circunstâncias restritivas deste anormal tempo de pandemia, adiou a apresentação para data incerta.

“A situação que vivemos durante algum tempo deixou-nos sem grandes planos em termos de datas num futuro próximo, mas tivemos sempre a certeza de que mais cedo ou mais tarde, tudo iria acalmar e teríamos oportunidade de tentar novamente mostrar o nosso trabalho”, explica Rodrigo Lima ao Praia Expresso.

Composto por dez temas, com música de Francisco Rocha, Rodrigo Lima, Celso Mendonça e Luís Costa e letras de Bruno Bettencourt, José João Silva, Sandra Vieira e Álamo de Oliveira, o CD “Alcance” representa uma audaz conquista do grupo, oito anos após a sua formação (2012), sete anos depois da estreia (2013) e quatro anos depois de intenso trabalho divido entre ensaios, concertos e gravações em estúdio.

O CD “Alcance” tem gravação e masterização áudio de João Mendes da “Soundvision”, fotografia de Rui Caria e design de Sérgio Caldeira.

No concerto de apresentação a decorrer no CCCAH, participam como convidados especais: João Mendes (Guitarra Elétrica); Francisco Rocha (Piano); Filipa Duarte e Catarina Melo (Sax Altos); Eric Oliveira (Sax Tenor); Gualter Silva e Beatriz Borges (Trompetes); e Rodrigo Lucas (Trombone).

“Felizmente, abriu-se uma janela de oportunidade neste momento, e penso que estão reunidas todas as condições, dentro das normas de segurança atuais, para que o nosso trabalho possa ser levado até ao ouvinte”, diz Rodrigo Lima, que convida o público em geral a conhecer as sonoridades do grupo.

Assim, os interessados em assistir a esta apresentação, poderão levantar os bilhetes (gratuitos) a partir do próximo dia 07 de setembro na Câmara Municipal de Angra do Heroísmo ou no dia do próprio evento, nas bilheteiras do CCCAH até hora e meia antes do concerto.

Sublinhe-se que o espetáculo cumpre com as regras da Autoridade de Saúde Regional, pelo que a entrada e saída do público será faseada, as mãos deverão ser desinfestadas à entrada, é obrigatório o uso de máscara, sendo que o recinto está limitado a 170 pessoas, as quais deverão cumprir rigorosamente o distanciamento físico ao sentarem-se.

Formado na vila das Lajes em 2012, o grupo “Bel Cantus” estreou-se em palco no ano seguinte (2013), trazendo ao público um conjunto de sonoridades portuguesas de inspiração folclórica. Atualmente, o grupo é formado por Rita Correia (voz); Celso Mendonça (guitarra clássica); Rodrigo Lima (flauta transversal); Marolo Silva (acordeão); Vítor Costa (baixo); e Luís Costa (bateria).

O grupo empregou especial cuidado na elaboração deste trabalho. “Toda a criação dos temas, tanto a nível musical como também na elaboração das letras e arranjos foram cuidadosamente trabalhados e pensados para o nosso estilo estético/musical”, diz Rodrigo Lima. Apesar do enorme trabalho que implicou a criação original, totalmente de raiz de sete dos dez temas do álbum, o grupo encontra-se satisfeito com o projeto e sente-se “imensamente orgulhoso e feliz tendo em conta o resultado final”, remata, o homem da flauta transversal.

Foto e Cartaz: © Bel Cantus | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s