REGIÃO REGISTA EVOLUÇÃO EVIDENTE NAS TAXAS DE COBERTURA DE CRECHES E CATL, AFIRMA ANDREIA CARDOSO

A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou ontem, em Angra do Heroísmo, que o investimento do Governo dos Açores na construção e reabilitação de respostas sociais destinadas à infância e juventude “permitiu registar uma evolução evidente nas taxas de cobertura dessas respostas, um trabalho que pretendemos continuar”.

“É graças a esse trabalho que temos vindo a registar uma evolução evidente das taxas de cobertura, quer das creches, que se fixa em 41%, quer dos Centros de Atividades de Tempos Livres, com uma taxa efetiva de cobertura na ordem dos 30%”, destacou Andreia Cardoso.

A titular da pasta da Solidariedade Social falava na cerimónia de lançamento da primeira pedra da obra da Creche e Jardim de Infância ‘Carrocel’, da Associação dos Funcionários da Administração Regional da ilha Terceira – AFARIT, no âmbito da visita do Executivo açoriano à ilha Terceira.

“Se é verdade que refiro estes dados com algum orgulho pelo trabalho já feito, é também verdade que os mesmos nos servem de motivação para continuar a percorrer este caminho que nos leve a uma Região cada vez mais solidária e que sente uma enorme honra em cuidar e apoiar os seus”, disse a governante.

A Secretária Regional referiu as cinco obras a decorrer na área da infância e juventude nas ilhas de São Miguel, Terceira, Pico e Santa Maria, que vão permitir criar e reabilitar um total de 351 vagas, num investimento de quase quatro milhões de euros.

Andreia Cardoso destacou ainda o reforço das medidas de apoio às famílias, como o Complemento Regional de Abono de Família, que registou um aumento de 6% em 2019, ou os descontos até 50% nas mensalidades das valências de creche e jardim de infância às famílias que tenham mais do que um filho nas mesmas.

“Não podemos esquecer ainda a isenção de pagamento relativa às comparticipações familiares pela frequência em creche às famílias posicionadas até ao 7.º escalão do abono de família”, acrescentou.

A obra de remodelação da creche e jardim de infância ‘O Carrocel’ representa um investimento público de mais de um milhão de euros, tendo capacidade para cerca de 50 crianças em creche e 60 em jardim de infância.

Andreia Cardoso também presidiu na manhã de ontem, à cerimónia de assinatura de um protocolo com Cáritas da Ilha Terceira para implementação do projeto de Horário Alargado da Creche, onde destacou o trabalho do Governo dos Açores no desenvolvimento de políticas destinadas à infância e juventude, especialmente no “encontro de soluções para a melhoria da conciliação da vida profissional com a vida familiar”.

“É premissa do Governo dos Açores trabalhar com as IPSS e Misericórdias no sentido de melhorar a qualidade dos serviços e adequá-los às necessidades das famílias e da comunidade”, afirmou.

O horário de funcionamento da creche será das 07h30 às 20h30 e será implementado a 01 de setembro, mas a Secretária Regional destacou que “poderá a todo o tempo ser ajustado a outras necessidades que venham a ser manifestadas pelos pais”.

No âmbito da visita à Terceira, Andreia Cardoso visitou também a obra de requalificação do espaço de Animação de Rua da Cáritas da Ilha Terceira, que teve início em março e que visa permitir “melhorar as condições do edifício para melhor servir todos os jovens a quem se destina”.

Fotos: © GaCS/SRSS | GaCS/AIC/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s