VEREADORES DO PSD NA CÂMARA DE ANGRA QUEREM POLÍTICOS DE TODAS AS ILHAS UNIDOS NUMA BATALHA PARA INVERTER O FALHANÇA DA AUTONOMIA

Os vereadores do PSD na Câmara Municipal de Angra do Heroísmo (CMAH), Marcos Couto e Miguel Bezerra, lançaram um desafio público para que “todos os políticos, que representam as diferentes Ilhas”, se juntem a uma batalha “de igualdade de oportunidades”, na tentativa de inverter o falhanço do regime autonómico.

Os eleitos da oposição na segunda maior autarquia dos Açores apontam os recentes dados revelados sobre a evolução da população açoriana para constatar que “a Autonomia falhou”, frisando que “se nada for feito, em breve, teremos uma Região cada vez mais pobre, deserta e sem oportunidades”.

“Os vereadores do PSD na Câmara Municipal de Angra do Heroísmo manifestam a sua maior preocupação com os recentes números que confirmam a perda de 5% da população deste Concelho. Este dado mostra que as nossas preocupações, reveladas durante a campanha autárquica de 2017, eram reais e constituem uma forte ameaça à sociedade angrense”, afirmam.

Constatando que a perda de população é “um facto transversal a todas as Ilhas, exceto a São Miguel”, Marcos Couto e Miguel Bezerra indicam duas possíveis razões justificativas desta sangria populacional: “Por um lado, a falta de uma política municipal de apoio à natalidade, como acontece em muitas Câmaras de Portugal continental e, por outro lado, à falta de oportunidades, que resulta da falta de investimento público reprodutivo nas diferentes Ilhas, em particular, na Ilha Terceira, fruto da visão política seguida e praticada de centralismo bairrista que se vive na Região”.

“A Autonomia foi concebida, conquistada e implementada para que os Açores se livrassem das amarras centralistas de Lisboa, mas o poder da geração socialista que nos governa há quase um quarto de século, definiu e implementou um modelo de autogovernação centralista e até bairrista, uma vez que nem para a totalidade da Ilha de São Miguel é bom. Beneficia apenas o concelho de Ponta Delgada”, acrescentam.

Os vereadores social-democratas angrenses dizem que “esta é uma situação que urge alterar”, pelo que “desafiamos todos os políticos, que representam as diferentes Ilhas, a lutarem pelo seu Povo, juntando-se a nós nesta batalha de igualdade de oportunidades, que tenha por base o potencial económico de cada Ilha e não a sobrevivência de um Concelho (Ponta Delgada) à custa dos restantes”.

Couto e Bezerra dizem que o “atual modelo de transportes, quer aéreo, quer marítimo, impede o desenvolvimento das restantes ilhas, promovendo apenas o desenvolvimento de Ponta Delgada”, salientando que “nenhum empresário se quer instalar numa Ilha, criando emprego e riqueza, se as ligações com o exterior são lentas e deficitárias”.

Lamentando o facto de a Região se estar a afirmar e perpetuar, “cada vez mais”, como uma terra em que “não existe igualdade de oportunidades para todos os Açorianos”, os eleitos criticam a promoção e implementação de “políticas bairristas que fomentam discussões estéreis entre açorianos de diferentes ilhas, instando as populações a querem para as suas localidades o mesmo que os outros têm, sem ter em conta as particularidades e especificidades de cada uma das nossas ilhas e concelhos, e apresentando resultados socioeconómicos cada vez mais preocupantes e assustadores”.

Marcos Couto e Miguel Bezerra entendem que “é hora de acabar com tanto centralismo nas políticas públicas de investimento e incentivo ao empreendedorismo”, revelando-se disponíveis para “a batalha que combata e inverta este modelo que levou o nosso sistema autonómico ao falhanço social e económico”.

GI-VPSDAH/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s