
A Secretária Regional da Solidariedade Social disse ontem, na Madalena, que o programa ‘Solidariedade em Movimento’ já permitiu atribuir 40 viaturas a diversas instituições de solidariedade social de todo o arquipélago, num investimento do Governo dos Açores superior a 1,2 milhões de euros.
Andreia Cardoso, que falava na cerimónia de entrega de uma viatura à Casa do Povo das Bandeiras, no primeiro dia da visita estatutária à ilha do Pico, salientou que “esta viatura vem colmatar as necessidades de transporte de utentes desta instituição, nomeadamente do Centro de Convívio de idosos e do Centro de Atividades de Tempos Livres”.
“São cerca de 50 utentes que vêm assim correspondida uma necessidade de transporte seguro para deslocações habituais e para as atividades dinamizadas pela instituição”, acrescentou a Secretária Regional.
A carrinha de nove lugares agora entregue à Casa do Povo das Bandeiras, num investimento superior a 28 mil euros, surge da necessidade de reforçar o apoio do Governo dos Açores às instituições que constituem a rede da solidariedade social e que contribuem fortemente para uma Região mais coesa e inclusiva, através da aquisição de viaturas que permitam a consolidação da atividade que desenvolvem.
O Programa de Apoio à Aquisição de Viaturas pelas IPSS da Região Autónoma dos Açores ‘Solidariedade em Movimento’ representa um investimento significativo da Região na mobilidade sustentável de base elétrica no setor social.
Na primeira edição deste programa, foram rececionadas 95 candidaturas e aprovadas as 31, enquanto na segunda fase foram rececionadas 70 candidaturas e aprovadas nove.
A criação desta medida de apoio teve em conta o facto do parque automóvel das instituições que constituem a rede da solidariedade social da Região ter uma idade média avançada e acusar desgaste, o que se reflete nas várias solicitações para aquisição de novas viaturas ou reparação de existentes.
Fotos: © GaCS/SRSS | GaCS/AIC/PE