VILA NOVA: VOTO DE LOUVOR AO CENTRO COMUNITÁRIO DO ESPÍRITO SANTO

A Assembleia de Freguesia da Vila Nova aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária da passada terça-feira, 16 de junho, um Voto de Louvor ao Centro Comunitário do Espírito Santo de Vila Nova (CCESVN), pelo excelente trabalho desenvolvido por esta instituição em prol da população sénior e doente da freguesia, particularmente, neste conturbado e difícil tempo de pandemia COVID-19.

O Voto de Louvor foi submetido à apreciação e votação da Assembleia de Freguesia pelos deputados municipais do PS, em reconhecimento do meritório serviço prestado por aquele centro à freguesia da Vila Nova e ao concelho da Praia da Vitória, durante o atípico e difícil período de confinamento obrigatório imposto pelas medidas de âmbito sanitário de combate à propagação do novo coronavírus SARS-CoV-2, mas também, pelo prémio recentemente alcançado no âmbito do programa de apoio social “Gulbenkian Cuida/COVID-19” através do projeto solidário “Estamos contigo”.

O CCESVN foi fundado em 1996, com o objetivo de criar uma cozinha comunitária destinada a providenciar a alimentação dos mais idosos, assim como a cuidar e auxiliar esta faixa mais vulnerável da população na sua higiene pessoal.

O Centro começou por funcionar nas instalações da Junta de Freguesia, mas o espaço revelou-se exíguo face à crescente procura dos serviços. Presentemente o CCESVN dispõe de instalações próprias tendo vindo a aumentar a suas valências, assumindo-se hoje como uma instituição essencial na vida comunitária vilanovense.

No quadro difícil imposto pelo confinamento obrigatório, a instituição com o apoio da Junta de Freguesia não só manteve a regularidade de todos os seus serviços como alargou o leque de respostas, assegurando à população idosa o fornecimento regular de medicamentes e procedendo à troca dos vales de pensões e reformas, evitando que esta população mais fragilizada corresse maiores riscos de contaminação ao circular na via pública.

No passado mês de abril, o CCESVN foi contemplado com um prémio de 20 mil euros da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do programa “Gulbenkian Cuida/COVID-19” pelo projeto “Estamos Contigo”. No âmbito deste programa foram atribuídos 90 prémios nacionais, sendo que apenas três vieram para os Açores.

Imagem: © CCESVN | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s