PONTA DELGADA: CÂMARA CRIA BANCO DE EQUIPAMENTOS INFORMÁTICOS

A Câmara Municipal de Ponta Delgada (CMPD), lançou esta segunda-feira, 27 de abril, o Banco de Equipamentos Informáticos (BEI), uma iniciativa que visa possibilitar aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico do concelho o acesso ao material informático necessário à frequência do ensino à distância.

Com um investimento de 40 mil euros e assente numa lógica de políticas públicas colaborativas — dar e receber — ou seja, a autarquia procede ao empréstimo de equipamento informático para que os alunos possam aceder às aulas e realizar os trabalhos solicitados e, em contrapartida, os beneficiários são convidados a disponibilizar parte do seu tempo para a realização de tarefas comunitárias.

O intuito diz a autarquia, “é promover, sobretudo nos mais jovens, o espírito de partilha e de participação cívica, bem como de ter respostas que complementam as já concretizadas por outras entidades, evitando o perigo de sobreposição de medidas”.

Como refere o vereador do Desenvolvimento Social, Paulo Mendes, “face ao momento muito complexo que estamos a atravessar e às suas consequências — muitas delas ainda imprevisíveis no seu grau de impacto — torna-se ainda mais relevante que as medidas públicas estejam direcionadas para apoiar as pessoas mas, simultaneamente, e sempre que possível, possam criar as condições para que cada um dê um pouco de si em prol da comunidade, gerando lógicas de colaboração real entre todos. A nossa convicção é a de que só conseguiremos voltar à nossa normalidade num trabalho de governação colaborativa e é importante que os agentes públicos possam dar sinais concretos nesse sentido”.

A Câmara Municipal dá o primeiro passo, concretizando um investimento de 40 mil euros na aquisição de 100 computadores que serão concedidos a título de empréstimo aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico identificados pelas diferentes unidades escolares. Os computadores irão integrar o Banco de Equipamentos Informáticos que estará à disposição, numa fase pós-pandemia, a qualquer cidadão, junta de freguesia ou IPSS.

Qualquer pessoa ou empresa pode ceder ou doar equipamentos informáticos novos ou usados para fazer parte deste BEI (bei@mpdelgada.pt). Nestes casos, a autarquia assegura a recolha do equipamento e o apoio técnico no caso de materiais informáticos usados.

Esta “iniciativa vem colmatar uma necessidade, potenciar a economia de partilha e, ainda, terá como efeito sinergético a promoção da reutilização e da reciclagem”, conclui a nota da CMPD.

CMPD/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s