A Delegação de Saúde Concelhia da Horta foi chamada quinta-feira a intervir, na sequência de uma denúncia anónima que dava conta de que poderia constar da tripulação do navio “Cecília A”, que abastece a ilhas do grupo Ocidental, um caso suspeito de COVID-19.
No seguimento dessa intervenção, foi realizada colheita de amostras biológicas no local e autorizado que a embarcação prosseguisse viagem, de modo a assegurar o abastecimento às ilhas do Corvo e das Flores.
As colheitas foram enviadas para Serviço Especializado de Epidemiologia e Biologia Molecular, do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, informando a Secretaria Regional da Saúde, em comunicado, que as análises aos 7 tripulantes da embarcação não revelaram qualquer caso positivo de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença Covid-19.
Desse modo, o navio “Cecília A” vai descarregar hoje normalmente, permitindo que florentinos e corvinos tenham acesso à mercadoria que segue a bordo, nomeadamente bens essenciais, entre os quais combustível.
GaCS/SRS/PE