A direção da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) decidiu dar por concluídas todas as competições dos escalões de formação de futebol e futsal, masculinas e femininas, não resultando desta decisão qualquer efeito desportivo, ou seja, nas competições suspensas não serão atribuídos títulos.
Esta decisão da AFAH surge na sequência da deliberação da Federação Portuguesa de Futebol de dar por concluídas todas as provas de formação face à situação de estado de emergência que se vive no país devido à pandemia Covid-19.
A deliberação federativa será replicada nas 22 associações distritais e regionais do país.
Em comunicado, a AFAH diz que a decisão agora tomada “visa proteger a população, especialmente os jovens e as crianças que amam o futebol, salvaguardando-os e a todos os seus familiares de perigos bem presentes. Desta forma, assegurar-se-á o valor primordial da saúde e o desenvolvimento desses jovens e crianças, em segurança e estabilidade possíveis”.
Neste mesmo comunicado, a AFAH reconhece “o inestimável papel dos clubes, enquanto formadores de jogadores, mas ainda de jovens e crianças”, solicitando a sua compreensão e apoio nesta medida excecional.
Todas as restantes competições organizadas pela AFAH permanecem suspensas. A direção da AFAH encontra-se acompanhar e a situação excecional em que vivemos, podendo rever – ampliando ou reduzindo – as medidas agora implementadas.
AFAH/PE