NOVO CASO SUSPEITO DE COVID-19 DETETADO NA REGIÃO

Um comunicado da Autoridade Regional de Saúde (ARS), emitido hoje, informa “que está a ser avaliado um caso suspeito de infeção pelo novo coronavírus (Covid-19) na Região Autónoma dos Açores”.

O caso suspeito diz respeito a um indivíduo do sexo feminino, de 35 anos, residente em Portugal continental, que esteve em contacto com um caso confirmado, nos dias 27 e 28 de fevereiro, no norte do país.

Assegura o comunicado da ARS que o doente “apresenta situação clínica estável e, na sequência de contacto com a Linha de Saúde Açores – 808 24 60 24, foi transportada para o Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira”.

Informa o mesmo comunicado “que se trata de uma profissional de saúde, tendo realizado consultas nos dias 2, 3 e 4 de março nas Unidades de Saúde de Ilha de São Jorge e do Pico, estando as Autoridades de Saúde já em contacto com os utentes que estiveram na consulta e todos os contactos próximos”.

A doente realizou o seguinte percurso:
02/03/2020
Voo TAP Porto/Lisboa TP 1933 (07H00) viajou no lugar 26 B;
Voo TAP Lisboa/Terceira TP 1823 (09H30) viajou no lugar inicial 37 B, trocou depois para 37 C;
Voo SATA Terceira/São Jorge SP 612 (11H50) viajou num lugar de janela do lado direito, junto à asa.
04/03/2020
Barco ‘Mestre Jaime Feijó’ Velas/Madalena (manhã) viajou no piso 1, ao lado do bar esquerdo, 4.ª ou 5.ª fila a contar da entrada.

A ARS apela a todas as pessoas que possam ter realizado estes percursos nos mesmos dias que contactem a Linha de Saúde Açores – 808 24 60 24.

O caso está a ser acompanhado pelas autoridades de saúde e, de acordo com os procedimentos fixados, serão agora realizadas as colheitas de amostras biológicas para diagnóstico laboratorial.

A ARS voltará a emitir novo comunicado logo que seja conhecido o resultado das análises laboratoriais previstas para estas situações.

A ARS reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores – 808 246 024.

Para mais informação, pode ser consultado o Portal do Governo dos Açores, em http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srs-drs/textoImagem/coRONAVIRUS_S1.htm, ou a página de Facebook da Direção Regional da Saúde, em https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores/

GaCS/SRS/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s