INAUGURADO PRIMEIRO PONTO DE CARREGAMENTO PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS NA PRAIA DA VITÓRIA

No âmbito da rede pública para a mobilidade elétrica do Governo dos Açores, o concelho da Praia da Vitória vai dispor de 2 pontos de carregamento para veículos elétricos. O primeiro destes pontos, foi inaugurada na tarde desta quinta-feira, 27 de fevereiro, pela diretora regional da Energia, Andreia Carreiro.

Localizado no parque de estacionamento em frente ao Tribunal, no Largo Conde da Praia, este ponto de carregamento tem capacidade para duas viaturas.

A rede pública de pontos de carregamento para veículos elétricos corresponde a um investimento do Governo dos Açores superior a 900 mil euros, operacionalizado através da celebração de contratos ARAAL com as autarquias dos Açores. No caso do ponto hoje inaugurado na Praia da Vitória, a autarquia praiense entrou com 20% do investimento realizado.

Para além de Andreia Carreiro, marcaram presença no ato oficial de inauguração, o presidente da edilidade praiense, Tibério Dinis, a vereadora titular da pasta do Ambiente, Raquel Borges, e o presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz, António Borges.

Segundo explicou a vereadora Raquel Borges, “este é um investimento que permite dotar a Praia da Vitória de um equipamento que disponibiliza um posto de carregamento de carga normal gratuita, ou seja, qualquer utilizador de veículos elétricos tem disponível, a custo zero, dois lugares de carregamento”.

Por carregamento normal, entende-se uma carga total da bateria do veículo, carregamento de cerca de duas horas, que pode ser efetuado gratuitamente pelo utilizador. Já os carregamentos rápidos estão disponíveis na Praia da Vitória no posto de abastecimento de combustível da GALP da Via Rápida às Fontinhas, tendo um custo associado.

“A mobilidade elétrica é o meio mais eficaz de promover a sustentabilidade no setor dos transportes terrestres, sem o recurso a combustíveis fósseis, auferindo melhorias na qualidade ambiental, uma vez que as emissões de gases de efeito de estufa dos veículos elétricos são praticamente nulas e o ruído é diminuto quando comparado com os tradicionais veículos de combustão”, disse a responsável municipal, enaltecendo “mais este contributo da Câmara Municipal para a garantia da qualidade e sustentabilidade ambiental da Praia da Vitória”.

Para usufruir dos carregamentos rápidos os utilizadores terão de contratualizar uma tarifa de mobilidade elétrica com um Comercializador de Energia para a Mobilidade Elétrica (CEME). Após esta contratualização, os utilizadores recebem um cartão que pode ser utilizado em qualquer ponto de carregamento elétrico a nível nacional e regional.

GC-MPV/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s