CMPV HOMENAGEIA AUTORES DE ENREDOS DE DANÇAS E BAILINHOS DE CARNAVAL

Na próxima sexta-feira, 21 de fevereiro, os autores Hélio Costa e João Mendonça, vão ser homenageados com a Medalha Municipal de Mérito Cultural em Prata Vermeille, num reconhecimento da Câmara Municipal pelo seu valioso contributo, enquanto autores, mas também atores, para valorização desta manifestação de teatro popular que muito distingue e dignifica os terceirenses.


A Câmara Municipal da Praia da Vitória homenageia, com a Medalha Municipal de Mérito Cultural em Prata Vermeille, na sexta-feira, 21 de fevereiro, os autores de assuntos de bailinhos e danças de Carnaval Hélio Costa e João Mendonça.

A cerimónia decorrerá no Auditório do Ramo Grande, com início pelas 20:30, na qual, após as homenagens, atuarão quatro bailinhos de Carnaval, dois escritos por Hélio Costa e dois por João Mendonça.

A homenagem decorre da proposta do executivo municipal, aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal, tendo como intuito reconhecer os dois principais escritores de enredos de danças e bailinhos de Carnaval na Ilha Terceira.

“O Carnaval da Ilha Terceira trata-se de uma das maiores representações de teatro popular amador no mundo e quando se fala no Hélio Costa ou no João Mendonça, os seus nomes são imediatamente associados a esta tradição. Ambos são os dois principais e mais prolíficos autores de assuntos de bailinhos de Carnaval, tendo também participado, como atores, em inúmeras representações, muitas delas que, ainda hoje, permanecem na memória dos terceirenses e de muitos emigrantes”, afirma Carlos Armando Costa, vice-presidente da Autarquia.

Hélio Costa escreveu o seu primeiro enredo em 1985. Nos últimos 35 anos, foi responsável pela redação de cerca de um milhar e meio de assuntos para danças e bailinhos locais, mas também nos Estados Unidos da América e Canadá.

Já João Mendonça escreve enredos para bailinhos desde os 16 anos, num estilo mais aproximado das revistas à portuguesa, mas com a rima que caracteriza o Carnaval da Terceira. Para além deste dom criativo é também de sua autoria a criação do “Carnaval Solidário”, uma iniciativa que recolhe fundos pelos diversos salões e salas de espetáculo, nos dias do Entrudo, para apoiar uma associação que ajuda doentes deslocados dos Açores para Hospitais do Continente.

GC-MPV/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s