
A Direção Regional da Cultura, através do Museu do Pico, inaugura terça-feira, 11 de fevereiro, pelas 21:00, no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, a exposição “Ecce Homo – A devoção de um povo”, que apresenta algumas das mais emblemáticas capas que cobrem a imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres em procissão.
Esta iniciativa, organizada em articulação com o Santuário Diocesano do Senhor Santo Cristo dos Milagres e com o Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus Milagroso, insere-se nas comemorações do 60.º aniversário da elevação da Igreja de Nossa Senhora da Esperança a Santuário Diocesano do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
A inauguração inclui uma conferência proferida pelo Reitor do Santuário, Cónego Adriano Borges.
A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 09:30 às 17:00.
As festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que se realizam há mais de três séculos na ilha de São Miguel, são a maior manifestação religiosa dos Açores, e a segunda do país.
Este culto, que ganhou expressão em todas as ilhas do arquipélago e nos espaços da emigração açoriana, mobiliza anualmente milhares de fiéis.
GaCS/DRC/PE