ESCOLA SECUNDÁRIA VITORINO NEMÉSIO NO RUMO DA INTERNACIONALIZAÇÃO

Por uma semana, uma comitiva da Escola Secundária Vitorino Nemésio esteve na Bélgica, mais concretamente na cidade de Maaseik, no âmbito do programa “Erasmus+”. Os alunos praienses revelaram um enorme sentido de responsabilidade, uma notável capacidade de trabalho, um invejável domínio da língua inglesa e preciosas competências de comunicação em público. À partida, deixaram a saudade portuguesa nos olhos que se encheram de lágrimas de todos aqueles que com eles conviveram.


No âmbito do programa “Erasmus+” e do projeto “Don’t be Fuelish”, a Escola Secundária Vitorino Nemésio (ESVN), da Praia da Vitória, realizou mais uma mobilidade para uma reunião internacional, desta vez à cidade de Maaseik, na Bélgica. De 13 a 19 de janeiro, os alunos Beatriz Sousa, Maria Correia, André Rocha, André Raulino, Henrique Amaral e Rodrigo Costa, a frequentar os 11.º e 12.º anos, acompanhados pelos docentes Maria Cristina Codorniz e Paulo Valadão e pela Presidente do Conselho Executivo, Augusta Escobar, representaram o seu país, a sua região, a sua ilha e o seu concelho num projeto que tem como parceiros a Bélgica, a Roménia e a Lituânia. Por uma semana, o grupo foi recebido pela Escola Mosa-RT, que mobilizou os seus alunos e as respetivas famílias para acolherem os alunos e restante comitiva da ESVN.

No âmbito do projeto foi a debate, mais uma vez, questões sérias da ordem do dia, relacionadas com as energias renováveis e não renováveis, com soluções para uma gestão energética consciente e inteligente, na luta incessante para uma casa comum mais saudável e duradoira. De entre as múltiplas atividades educativas desenvolvidas, os alunos assistiram a aulas, frequentaram workshops e palestras, realizaram e apresentaram trabalhos, ora decorrentes das formações ora das tarefas previamente preparadas, com o apoio dos professores, relativamente à temática central do projeto.

A semana passada na Bélgica foi de trabalho intenso para todos, mas também repleta de grandes oportunidades do foro sociocultural. Os alunos viveram com famílias locais, não só residentes na Bélgica mas também nos Países Baixos, a poucos quilómetros da Escola Mosa-RT, tendo adotado as rotinas dos seus anfitriões, criado laços de amizade e afeto indescritíveis. O grupo “Erasmus+” teve, ainda, o privilégio de ser recebido pelo Presidente da Câmara de Maseeik, que lhes dedicou uma receção de grande valor histórico e cultural, e pelo Parlamento Europeu, em Bruxelas, onde tiveram oportunidade de assistir a uma apresentação sobre a União Europeia, as suas instituições e funcionamento, bem como de fazer uma visita guiada ao hemiciclo.

Os alunos da ESVN revelaram, mais uma vez, um enorme sentido de responsabilidade, uma notável capacidade de trabalho, um invejável domínio da língua inglesa e competências de comunicação em público irrepreensíveis, sendo, por isso, alvo de elogios por parte de todos aqueles com quem se cruzaram, o que elevou a fasquia aos participantes parceiros. Os alunos praienses comoveram os professores, as famílias e alunos anfitriões, deixando a saudade portuguesa nos olhos que se encheram de lágrimas à partida.

“A nossa escola, os professores responsáveis por este projeto e os pais deste grupo de alunos sentem um imenso orgulho pelo que aqui, no concelho da Praia da Vitória, na Vitorino Nemésio, se faz!”, afirma, em síntese, a presidente do conselho executivo, Augusta Escobar, sobre mais um momento de internacionalização da escola que tem como patrono um dos mais ilustres poetas, escritores e comunicadores destas nove ilhas de lava.

Fotos: © ESVN | ESVN/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s