AÇÃO DE CAPACITAÇÃO DA “FATURAMIGA”

“FaturAmiga”: campanha informativa promovida pela DECO Proteste

Decorreu ontem, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na cidade da Praia da Vitória, a ação informativa “FaturAmiga”, destinada a permitir aos participantes uma melhor compreensão da fatura da eletricidade, possibilitando a redução do valor mensal e simultaneamente a preservação do meio-ambiente.

Presente na ação, o vereador da CMPV, Tiago Ormonde, destacou a oportunidade para “melhorar a gestão do orçamento familiar e reduzir o impacto ambiental”. Tiago Ormonde desafiou ainda a entidade promotora – DECO Protesto – e o Governo dos Açores a promover campanha semelhante para a fatura da água.


Por iniciativa da DECO Proteste – Defesa do Consumidor, decorreu a 26 de novembro, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, Praia da Vitória, a ação de capacitação da “FaturAmiga”, com o objetivo ajudar as famílias a melhor compreender a fatura de eletricidade e a reduzir o seu valor mensal, através do fomento da literacia e da eficiência energética, e dotar os técnicos das empresas de fornecimento de energia de conhecimento sobre esta matéria, de forma a melhorar o seu serviço à comunidade.

Intervindo na ação, o vereador da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tiago Ormonde, defendeu a importância de sensibilizar a comunidade para a gestão do orçamento familiar e para a redução do impacto ambiental, através da reunião de medidas que permitam uma maior poupança e, consequente, preservação do meio-ambiente.

O autarca sublinhou a importância das entidades de defesa do consumidor e entidades públicas estarem a trabalhar juntas “para educar os cidadãos para o consumo da energia, no sentido de melhorar a gestão do orçamento familiar e reduzir o impacto ambiental nos recursos”.

Tiago Ormonde referiu ainda “as políticas que o município da Praia da Vitória adota para a proteção do ambiente”, destacando o Projeto LIFE CWR, que contribuiu para que a Câmara Municipal da Praia da Vitória fosse galardoada com o prémio de “Município do Ano” em 2018.

Tiago Ormonde lançou ainda um desafio à Deco Proteste – Defesa do Consumidor e ao Governo Regional dos Açores para que desenvolvessem uma campanha semelhante, direcionada para a fatura da água, porque “também se trata de um bem que é preciso saber gerir de forma sustentável, e informar os cidadãos sobre os custos associados ao seu abastecimento”.

Esta campanha informativa foi promovida pela DECO Proteste – Defesa do Consumidor e realizada com o apoio do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica e da ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, sendo que a sua realização nos Açores resulta ainda de uma colaboração com a Direção Regional da Energia e com a ACRA – Associação de Consumidores da Região dos Açores.

GP-MPV/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s