PRAIA DA VITÓRIA: AÇÃO “COMPOSTAR A BRINCAR” SENSIBILIZA CRIANÇAS E JOVENS PARA A REDUÇÃO DE RESÍDUOS

A iniciativa é organizada pelo setor de Ambiente e Zonas Húmidas da Autarquia

Integrada na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, este ano subordinada ao tema “Mude os seus hábitos. Reduza os seus resíduos”, a ação visa a sensibilização da comunidade escolar para o processo de compostagem, método utilizado para reduzir a produção de resíduos biodegradáveis.


No âmbito da 11ª Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, o município da Praia da Vitória encontra-se a promover a ação de sensibilização “Compostar a Brincar!”, destinada a crianças e jovens provenientes de escolas do concelho. A ação, que será faseada, começou, esta terça-feira, 19, com uma visita à Escola Básica Integrada do Biscoitos, a fim de determinar e avaliar os procedimentos necessários à execução prática desta atividade.

A iniciativa, organizada pelo setor de Ambiente e Zonas Húmidas da Autarquia praiense, visa a sensibilização da comunidade escolar para o processo de compostagem, método utilizado para reduzir a produção de resíduos biodegradáveis. Este consiste na coloção de resíduos resultantes, por exemplo, da confeção de refeições num compostor que após algum tempo são transformados e servem para devolver à terra o que foi retirado e não aproveitado.

Esta ação envolve ainda a entrega de compostores e a explicação prática de como funciona a compostagem, estabelecendo-se um acompanhamento mensal do próprio processo que permite a beneficiação de espaços verdes existentes nas escolas.

Raquel Borges, vereadora com a pasta do Ambiente, defende que “ações que permitam dar a conhecer posturas essenciais à proteção do meio-ambiente são sempre necessárias. Neste sentido, o processo de compostagem assume um papel fulcral neste objetivo. Apesar de ser uma técnica ancestral, a compostagem caiu em desuso na atualidade. Entendemos, por isso, que a comunidade escolar deve ter um maior contacto e informação sobre as vantagens da técnica que conduz à redução de resíduos, reforçando o seu papel numa atitude mais proativa perante o ambiente”.

A edil praiense acredita na “importância de unir esforços em prol da sensibilização ambiental junto das escolas, até porque é essencial que as futuras gerações estejam devidamente informadas sobre o que deve ser feito pela sustentabilidade do planeta”.

No decorrer do encontro, a equipa da Câmara Municipal identificou os espaços verdes que integram o estabelecimento de ensino no sentido de reforçar a sua beneficiação de forma sustentável, integrando a sua gestão na fase final da campanha que durará todo o ano letivo.

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos é subordinada ao tema “Mude os seus hábitos. Reduza os seus resíduos”.

GP-MPV/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s