ADC APROVA AQUISIÇÃO DA EMATER PELO GRUPO FINANÇOR

Na deliberação publicada pela Autoridade da Concorrência, o Conselho de Administração, no exercício das competências previstas nos Estatutos da entidade, aprovou uma decisão de não oposição à operação de concentração, ao abrigo da alínea b) do n.º 1 do artigo 50.º da Lei da Concorrência.

A decisão permite que o Grupo Finançor avance para a aquisição da totalidade das ações da Emater, operação anteriormente anunciada pelo grupo açoriano e que tinha como condição a obtenção do parecer favorável da autoridade reguladora.

Segundo a informação divulgada anteriormente pela Finançor, a aquisição será concretizada através da Finançor Distribuição Alimentar, Lda. e da Finançor Cash & Carry, Lda., empresas que desenvolvem a parceria estratégica entre o Grupo Finançor e o Grupo Jerónimo Martins nos Açores.

O objetivo da operação passa por reforçar a presença da Finançor no setor da distribuição alimentar no arquipélago e acelerar a expansão das insígnias Pingo Doce e Recheio às ilhas Terceira, Pico e São Jorge, onde a Emater desenvolve atualmente a sua atividade.

Fundada há cerca de seis décadas, a Emater é uma das empresas históricas da distribuição alimentar açoriana. A empresa explora quatro supermercados Guarita e uma unidade Cash & Carry na ilha Terceira, além de unidades Cash & Carry nas ilhas do Pico e de São Jorge, empregando cerca de 300 trabalhadores.

Na apresentação da operação, o presidente da Emater, Jorge Leiria, considerou que o acordo representa “a forma mais responsável de garantir que este legado não só se preserva, como se renova e cresce”, defendendo tratar-se da “decisão certa para a empresa, para os colaboradores, e para os clientes e fornecedores”.

Também o presidente executivo do Grupo Finançor, Romão Braz, classificou a aquisição como “um marco no nosso compromisso de longa data com os Açores e a concretização do nosso plano de expansão”, afirmando que a integração da Emater permitirá disponibilizar aos açorianos “uma oferta de distribuição alimentar de maior qualidade, mais competitiva e mais próxima das suas necessidades”.

Com cerca de 2.000 trabalhadores, o Grupo Finançor desenvolve atividade nos setores agroalimentar, distribuição alimentar e hotelaria. Na área da distribuição alimentar, opera atualmente 12 lojas das insígnias Pingo Doce e Recheio nas ilhas de São Miguel, Santa Maria, Pico e Faial, ao abrigo da parceria estabelecida com o Grupo Jerónimo Martins.

Com a decisão de não oposição da Autoridade da Concorrência, fica ultrapassado o principal requisito regulatório para a concretização do negócio, que permitirá ao Grupo Finançor reforçar a sua posição num dos setores estratégicos da economia açoriana e alargar a presença das insígnias Pingo Doce e Recheio a mais três ilhas do arquipélago.

© AdC | PE